por Grupo Gurdjieff da Granja - GGGranjaO Quarto Caminho e a Compreensão

Todo ser humano tem em sua constituição, basicamente, três instrumentos preciosos, três poderes a serem compreendidos e desenvolvidos: o corpo, a emoção e a mente. Estes três presentes maravilhosos nos foram dados para a Realização Divina em nós e para a nossa sobrevivência neste mundo, ou seja, para a vida interior e para a vida exterior.

A maioria dos caminhos esotéricos, ao longo da história da humanidade, optou pelo desenvolvimento de um dos três instrumentos em detrimento dos demais. Estes caminhos preferiam também uma vida longe da sociedade.

O primeiro, que os antigos denominaram “O Caminho do Faquir”, cultivou os exercícios físicos, vivenciando todo tipo de sacrifícios corporais. Estes caminhantes buscaram a Realização Divina através do domínio sobre o corpo. Aqueles que são mais físicos em suas tendências, como os atletas, por exemplo, identificam-se com eles.

O segundo caminho, “O Caminho do Monge”, dedicou-se à religião e procurou a Realização Divina por meio da fé, da devoção, das penitências e orações. Aqueles dentre nós que são mais emocionais, como os religiosos, se identificam com ele.

O terceiro caminho, que os antigos chamaram de “O Caminho do Iogue”, privilegiou o estudo das grandes obras espirituais e buscou a Realização Divina através da ciência do pensamento. Os cientistas e os filósofos certamente se identificam com ele.

Houve, entretanto, um quarto grupo de buscadores, que os antigos chamaram de “O Quarto Caminho”, que compreendeu a importância de nossos três instrumentos – o corpo, a emoção e a mente – para a Realização Divina, e que se aplicou intensamente a conhecê-los e a desenvolvê-los igualmente, sob a Luz da Consciência.

Estes Buscadores da Verdade estão presentes em nosso mundo, na vida do dia a dia, sem uniformes, sem medalhas, sem títulos, percorrendo o Caminho disfarçados de pessoas comuns, vibrando de Amor e de Alegria.


Carmem Carvalho e Marian Bleier
Grupo Gurdjieff da Granja – GGGranja



Os artigos e reportagens, quando assinados, não refletem necessariamente a opinião do Site da Granja e são de inteira responsabilidade de seus autores.


  • Comentários (0)
  • Comente aqui
  • Indicar para amigo(a)
  • Imprimir
Nenhum comentário.

Preencha os campos abaixo:

Nome:
E-mail:  Exibir e-mail
Título:
Comentário: 
Seu comentário sobre essa matéria, será avaliado
e publicado no prazo máximo de 48 horas.
WOB   

Indique esta notícia a um(a) Amigo(a):

Seu Nome:
Seu E-mail:
Nome Amigo(a):
E-mail Amigo(a): 

O Quarto Caminho - Grupo Gurdjieff da Granja - GGGranja

Grupo Gurdjieff da Granja - GGGranja

No Espaço Ulabiná, toda quarta-feira, das 19h00 às 20h30, o Grupo se reúne para vivenciar os Ensinamentos de Gurdjieff, o grande mestre espiritual, com Marian Bleier e Carmem Carvalho. Os interessados podem comunicar-se através do e-mail

E-mail: grupogurdjieffdagranja@uol.com.br



Todos os direitos de reprodução e representação reservados.

newsletteranuncie

Receba nosso informativo semanal

Arquivo

  • O Quarto Caminho e a Compreensão
  • GURDJIEFF – Um Mestre do Quarto Caminho