Dicas de Baleza

 

 

DICAS PARA MANTER A PELE DURANTE O INVERNO:

• Tomar apenas um banho por dia;
• Banhar-se com água morna;
• O banho deve ser rápido;
• Usar sabonete neutro (de bebê ou de glicerina);
• Não usar bucha;
• Sempre usar creme hidratante após o banho (óleos não hidratam a pele).

NOVAS ESTRATÉGIAS PARA O REJUVENESCIMENTO FACIAL

O envelhecimento da face engloba vários processos e em distintos níveis anatômicos.

Superficialmente, a pele vai perdendo a capacidade de produzir fibras colágenas e elásticas determinando o aparecimento das rugas, flacidez e poros abertos.Devido à exposição solar crônica, aparecem também manchas e pequenos vasos. Um pouco mais profundamente, a camada de gordura, principalmente das bochechas, se atrofia e pela ação da gravidade se desloca para baixo, produzindo a queda da região médio-inferior da face.

E mais profundamente ainda, existe uma remodelação dos ossos do crânio. Todo este conjunto de eventos provoca uma acentuação dos sulcos laterais ao nariz e à boca. São as famosas linhas de marionete ou bigode chinês. Então para rejuvenescer a face, de maneira natural e progressiva, é necessário tratar todos estes níveis.Três tipos de tratamento são importantes para atingir este objetivo:

1) Tratamento da superfície da pele: além do uso de creme noturno e protetor solar pela paciente em casa, melhoramos muito a qualidade da pele com os aparelhos de laser, luz pulsada ou radiofrequência. Sempre o propósito é aumentar a produção de fibras elásticas e colágenas, além de clarear as manchas de sol.

2) Reposição do volume perdido: usamos preenchedores. O produto mais seguro do mercado é o ácido hialurônico que existe em várias apresentações: Restylane, Perlane, Juvederm, Voluma, Volbella. O que varia entre eles é a consistência do gel; mais espesso para reposição de volume e sulcos mais profundos e mais fluido para linhas mais finas.

3) Relaxamento da musculatura: com o uso dos neuro moduladores (Botox) determinamos uma suavização das rugas.Este é o segredo para manter a expressão natural da face:relaxar e não paralisar os músculos.

CUIDADOS COM A PELE DURANTE O VERÃO

Com a aproximação do verão, temos que tomar algumas precauções para poder disfrutar do prazer das atividades ao ar livre, sem prejudicar a saúde de nossa pele.

É fundamental escolher um protetor solar que seja ativo contra os raios ultravioleta A e B,no mínimo FPS 30. Este deve ser passado abundantemente sobre todo o corpo,30 min antes da exposição ao sol,não esquecendo das orelhas,local comum de câncer de pele nos homens.É indispensável a reaplicação do produto a cada 2hs,como também o uso de protetor labial.Se a pele for oleosa ou acneica, usar protetores com toque seco.Mesmo com o uso correto do protetor solar,entre 10 e 16 h, devemos permanecer na sombra.Seria também um excelente hábito,aplicar o protetor nas áreas do corpo que ficam para fora da roupa,todas as manhãs,não só quando vamos para praia ou piscina.

Se tomarmos estes cuidados podemos evitar danos a nossa pele, tanto a curto (vermelhidão e ardência), como a longo prazo (manchas, rugas precoces e câncer de pele).

Mas o que fazer para as pessoas de gerações em que não existiam os filtros solares, e que já estão apresentando manchas ou rugas? Se apresentarem manchas escuras com contornos irregulares, ou pequenas feridas avermelhadas, elas devem procurar um médico para exclusão do diagnóstico de câncer de pele.Se apenas apresentarem os danos estéticos, pode-se lançar mão de tratamentos a Laser (Starlux), preenchimentos com ácido hialurônico e o uso de Botox.

Não brinque com sua saúde.Consulte sempre um especialista.

OS CUIDADOS COM A PELE APÓS DIAS SEGUIDOS DE SOL

Na volta das férias, após dias seguidos de exposição solar, podemos nos deparar com vários problemas de pele, tais como:

1) Pele ressecada:aparece devido ao contato com a água do mar ou piscina, vento e exposição solar. Para combater a ressequidão, deve-se tomar banho rápido com água morna, sabonete neutro, não usar buchas e passar muito creme hidratante (é importante saber que óleos corporais não hidratam a pele). Hidratando a pele corretamente, o bronzeado se mantem por mais tempo e de maneira uniforme.

2) Micoses: existem dois tipos mais frequentemente encontradas. A) Pitiríase versicolor, também conhecida como micose de praia ou pano branco.Na verdade ela é conseqüência da exposição ao sol, sem a proteção adequada, que determina uma queda da imunidade da pele, propiciando o aparecimento da micose.O tratamento deve ser feito com orientação médica, e engloba medicações via oral e xampus e/ou loções para aplicação tópica. B) Tinhas, que são as micoses que aparecem nos pés("frieiras") e nas virilhas (confundidas com assaduras). Estas ocorrem devido à presença constante de umidade naquelas regiões.Deve-se secar bem estas áreas e usar cremes antifúngicos, também sob orientação médica.

3) Larva migrans ou bicho geográfico:é decorrente da penetração de vermes, das fezes de cães, na pele. Pode aparecer em qualquer parte do corpo que esteve em contato com areia da praia, por isso é mais freqüente nos pés.O tratamento é a base de creme ou loção no local ou com medicações via oral.

4) Manchas escuras na face:são decorrentes de repetidas exposições ao sol durante anos.Podem ser tratadas de diferentes maneiras, como o uso domiciliar de cremes a base de ácidos e clareadores e no consultório médico com a aplicação de peelings ou laser. E acima de tudo deve-se ter presente que o efeito mais nocivo da imprudente exposição solar,é o aparecimento do câncer de pele.Por isso,se aparecerem feridas que não cicatrizam, pequenas lesões avermelhadas ou escurecidas,pintas que mudaram de cor ou formato,procure prontamente um dermatologista. Tomando as condutas adequadas antes e após exposição ao sol,a mesma pode ser prazenteira e saudável.

 
Design by CONSITE