.

Futuro Parque Municipal na Avenida São Camilo

Vocês se lembram do projeto do parque municipal que seria implantado na Av. São Camilo?

Doado pela Alphaville Urbanismo para a Prefeitura de Carapicuíba, o futuro parque público mede cerca de 150 mil m2, e está localizado numa área de 20 mil m² de Mata Atlântica remanescente.

O Parque Público é uma compensação ambiental feita pela construção do condomínio Alphaville Granja Viana. Saiba mais

Em outubro de 2011 lideranças da Granja foram convidadas para uma reunião com o engenheiro Cristian da Rhea, da empresa contratada para fazer o manejo do parque.

Na reunião, discutiu-se a seguinte questão: "Quais as atividades que você gostaria que acontecessem neste parque?".

Foi unanimidade dizer que ele deveria sofrer o mínimo de intervenção humana possível, para não prejudicar ainda mais a área verde que hoje resta.

A sugestão é que nesta área, hoje refúgio de várias espécies animais, seja criado um parque ecológico aberto apenas para caminhadas.

Na ocasião o engenheiro adiantou que o próximo passo seria o mapeamento final da área, seguido de oficinas participativas com as diversas lideranças e, finalmente, a apresentação do projeto de manejo à Prefeitura de Carapicuiba que cuidará da implantação.Saiba mais
Mas, diferentemente do que havia sido combinado, nenhum morador ou representante da Granja foi chamado para novas reuniões ou oficinas, mas no release enviado pela Prefeitura parece que já foi decidido que o parque será destinado à visitação pública, educação e preservação ambiental.

Assim, no último sábado, 21, a Prefeitura de Carapicuíba, por meio de uma equipe técnica da Secretaria do Meio Ambiente, visitou a área onde será implantado o Parque Municipal.

Na visita, foram discutidas ações do Plano de Manejo que está sendo elaborado pela Alphaville Urbanismo e em breve será apresentado à Prefeitura.

A comunidade granjeira deve ficar de olho, já que serão os mais atingidos novamente pelas decisões da prefeitura e da Alphaville Urbanismo.

26/4/2012


Procure também por:

> Parque
> Av. São Camilo

<< voltar

  • Comentários (3)
  • Comente aqui
  • Indicar para amigo(a)
  • Imprimir

Caminhada e Corrida no Parque!!

A finalidade do parque deve ser para caminhadas e corridas, visto que o público da região esta muito voltado para atividade física e o aumento da preocupação com a saúde aumentou bastante!!! Hoje muitas pessoas já se utilizam da rua de acesso criada pelo Alphaville, mas a grande maioria ainda faz suas caminhadas e corridas na própria Av. São Camilo, que é estreita e perigosa.

Adriana


Ficar de olho

Concordo que a comunidade granjeira fique "de olho", mas não só nesse parque municipal que, afinal, foi uma área preservada.
Por que não ficar de olho tbm no que vem acontecendo na Av. São Camilo como um todo? Vários projetos e conjuntos comerciais estão surgindo e acabando com o verde da região sem que nenhuma compensação ambiental seja feita.
Porque esses projetos não chamam a atenção? Por que só se fala do Alphaville??
Minha dúvida: será que abrir esse parque ao público não perturbará ainda mais o ecossistema do parque? Afinal, sabemos que nem todo os visitantes são tão "civilizados" assim.

Débora Ricioli


Parque na São Camilo

Os empreendimentos predatórios na São Camilo geram um fluxo que a própria avenida e o entorno não dão conta. Os prefeitos de Carapicuíba e Cotia estão prestando um desserviço sem tamanho para a região.

Sérgio Cersosimo


Preencha os campos abaixo:

Nome:
E-mail:  Exibir e-mail
Título:
Comentário: 
Seu comentário sobre essa matéria, será avaliado
e publicado no prazo máximo de 48 horas.

Indique esta notícia a um(a) Amigo(a):

Seu Nome:
Seu E-mail:
Nome Amigo(a):
E-mail Amigo(a): 

newsletteranuncie

Receba nosso informativo semanal