PA Pq. São George inova 

Embora mais comuns na rede particular de saúde, os Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) já são realidade na rede municipal de Cotia e têm como objetivo agilizar o atendimento de pacientes que apresentam sintomas de infarto do miocárdio, acidente vascular encefálico e sepse (conjunto de manifestações graves em todo o organismo produzidas por uma infecção). A medida iniciada no Pronto Atendimento do Parque São George visa garantir informações confiáveis aos profissionais de saúde, para que adotem ações de segurança necessárias para aumentar as chances de sobrevivência do paciente.

Um fluxograma norteia a equipe de enfermagem, responsável pela triagem inicial dos pacientes, a identificar aqueles que se enquadram nos protocolos. Sendo constatado sinal de infarto agudo do miocárdio, acidente vascular encefálico e sepse o atendimento é priorizado para amenizar possíveis danos. Por exemplo: no caso de paciente com suspeita de infarto, o enfermeiro solicita o eletrocardiograma e depois o encaminha para o médico, priorizando e otimizando o tempo de espera deste paciente.

Graças ao PCDT, somente no primeiro semestre deste ano 72 pessoas que apresentavam sintomas de uma dessas ocorrências médicas e deram entrada no Pronto Atendimento do Parque São George foram atendidas com prioridade. De agosto a dezembro de 2016, o protocolo beneficiou 50 casos do tipo. A coordenação do Pronto Atendimento de Caucaia do Alto analisa a implantação do PCDT no local também.

Segundo informações da Secretaria de Saúde, os profissionais responsáveis pelo PCDT passaram por capacitação. "O protocolo direciona como proceder, porém a equipe médica e de enfermagem é orientada quanto ao olhar clínico e sobre como agir em cada situação", explicou Renata da Silva Almeida dos Santos, responsável pela equipe de enfermagem do Pronto Atendimento do Parque São George.



12/07/2017


Procure também por:

> saúde
> Cotia
> médicos
> enfermeiros
> Pronto Atendimento
> Parque São George
> Protocolos Clínicos

<< voltar

  • Comentários (0)
  • Comente aqui
  • Indicar para amigo(a)
  • Imprimir
Nenhum comentário.

Preencha os campos abaixo:

Nome:
E-mail:  Exibir e-mail
Título:
Comentário: 
Seu comentário sobre essa matéria, será avaliado
e publicado no prazo máximo de 48 horas.
FB7   

Indique esta notícia a um(a) Amigo(a):

Seu Nome:
Seu E-mail:
Nome Amigo(a):
E-mail Amigo(a): 

newsletteranuncie

Receba nosso informativo semanal