TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

Receba nosso informativo semanal


Aceito os termos do site.


| Anuncie | Notificações

Varal com texto

Existe vida além de nossos umbigos Toda quarta-feira, às 7 horas da noite, venho ao colégio realizar minhas duas horas de trabalho voluntário

10/11/2005



Toda quarta-feira, às 7 horas da noite, venho ao colégio realizar minhas duas horas de trabalho voluntário. Seja véspera, de prova ou feriado; faça chuva, só garoa ou temporal, aqui estou como ajudante de curso. Sou quase que um professor auxiliar. Dou assistência especificamente em matemática, mas sempre que posso instigo o lado poético de meus alunos.

São eles na sua maioria adultos de baixa renda, trabalhadores em busca de um sonho. Tentam recuperar, se não todo, pelo menos parte do tempo perdido. A minha classe se equivale a 3º série do ensino fundamental e tem lá seus limites, muitos até. São vivos, mas vivem em mundo que exige minimamente a alfabetização. Escrevem como falam e às vezes não conseguem nem escrever. Percebo que faltam palavras e letras assim como falta ar para um pulmão. Sufoco-me também e tento traze-los junto comigo à superfície, mas muitos se perdem pelo caminho. Não por desistência, é que a sede pelo aprendizado pode ser grande, porém nunca igual à de uma criança. Muita vida já passou por eles, têm filhos e até mesmos dois empregos ou mais. Muito tempo já se foi desde a última vez que pisaram o pé na escola, se é que já pisaram.

Às vezes tenho a certeza de que o trabalho voluntário é mais para mim do que para eles. Essas duas horas semanais são poucas se comparadas ao tempo que eu gasto não fazendo nada, mas a cada minuto consigo sentir o respeito deles por mim. Eles me agradecem por uma ajuda ou pelo simples fato de estar por perto, mesmo que só observando. São pessoas de nomes estranhos e complicados, nomes compostos inimagináveis. São pessoas que buscam dignidade do jeito mais digno. São essas pessoas que fazem das minhas quartas-feiras menos egoístas...

E pensar que tudo começou ao acaso quando freqüentei uma reunião do voluntariado juntamente com um amigo só para saber como era. Hoje completam 9 meses de trabalho e, com o perdão do trocadilho, me sinto nascido pela segunda vez.


Veja mais

Ruanda e a volta por cima
Carta do mês de julho da Cidade Âncora: A roupa nova do rei
Esquizofrenia
Não é Não!
Inclusão do deficiente
Crianças e a Pandemia
Do privilégio ao exercício da responsabilidade
Espaço Integração 17 anos
Sobre a atuação da jovem Greta
TV Vagalume: Chorou ganha colo
TV Vagalume: A criança faz parte da tribo família
Bolo improvisado por Natureba TV
Queijo Vegano no Natureba TV
Batata Chips de forno que não gruda
TV Vagalume: Ajudando as crianças a lidar com a raiva
TV Vagalume: A quietude na convivência com as crianças
O que fazer quando a criança faz birra?
Biscoitos de Polvilho Colorido no Natureba TV
Leite de Coco caseiro no Natureba TV
Mousse de Chocolate na NaturebaTV

 




Pesquisar




X































© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR