TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

Receba nosso informativo semanal


Aceito os termos do site.


| Anuncie | Notificações

de Olho na Granja

19/04/2022

Felipe Cazé produz Arte com Economia Circular



Conheçam o trabalho do Felipe Cazé, da Arte8 Reciclagem, um jovem artesão que fez as placas de plástico reciclado para peças expostas na SP- Arte, realizada de 06 a 10 de abril no Pavilhão da Bienal.

Apontado por especialistas como um dos grandes poluidores de rios e mares e pela morte de animais marinhos, o plástico descartado incorretamente causa danos irreversíveis ao meio ambiente. O Brasil é o quarto maior produtor de lixo plástico do mundo, mas está muito abaixo da média global em termos de reciclagem: segundo a WWF Brasil, apenas 1,3 % das 11,3 milhões de toneladas de plástico produzidos no país em 2019 foram reciclados, sendo a média mundial de 9%.

E como diminuir esse impacto? Inúmeros estudos em todo o mundo buscam soluções para reduzir esses danos. Uma das inovações veio por meio do holandês Dave Hakkens, que durante a faculdade de design, iniciou um projeto de criação de máquinas que tratassem o plástico em pequena escala, possibilitando sua reciclagem e transformação em objetos úteis e duráveis, de forma local.  Nascia a Precious Plastic , que posteriormente se tornou uma rede mundial.

No Brasil, já temos pequenos empreendedores transformando essa triste realidade da poluição do plástico em fonte de renda, impedindo que o material seja descartado indevidamente. E aqui na região, instalado na Cidade Âncora, o Felipe, da Arte8 Reciclagem, tem atraído a atenção de diferentes perfis de pessoas interessadas em arte e reaproveitamento de plástico. Ele conta que a experiência de atuação em um projeto de monitoramento de praias no sul do Brasil foi crucial: “70% dos animais marinhos que eram examinados tinham plástico no esôfago e 100% dos que tinham, morriam por isso.”. Algum tempo depois, ao ser apresentado ao projeto Precious Plastic, Felipe passou a oferecer workshops, levando a ideia de que “o plástico pode ser algo valioso, monetizável, tornando-se uma fonte de renda”. 

No início de 2020, Felipe montou sua oficina em casa com as máquinas adquiridas da Precious Plastic Cotia, idealizada pelo engenheiro mecânico Alexandre, também morador da região, que adaptou os projetos da rede mundial para a realidade brasileira. No final de 2021 Felipe mudou para a Cidade Âncora, em um espaço maior e mais adequado para o trabalho. Dentre suas criações estão diferentes modelos de banquinhos feitos com plástico reciclado pós consumo, cachepots e chaveiros personalizados, inclusive modelos criados para o projeto Voz dos Oceanos, da Família Schurmann.

As placas feitas de plástico reciclado produzidas pelo Felipe se tornaram as queridinhas de arquitetos e designers. Versáteis e resistentes, apresentam inúmeras possibilidades de cores e uso, podendo ser cortadas em máquinas CNC e utilizadas em móveis e objetos decorativos.  E foi assim que 20kg de plástico reciclado pós consumo foram transformados em um mobiliário cheio de histórias, exposto pela Galeria @dproposito.ig na SP Arte na 1º semana de abril. A partir da placa de plástico feita pelo Felipe, o designer @valtercl da @tetu.design criou as mesinhas laterais Broto e a cadeira Laje, representando a mistura dos saberes das construções das lajes das comunidades brasileiras.

Fantástico não é? Parabéns ao Felipe e aos demais que trabalham com o propósito de garantir a circularidade do plástico, formando uma rede de coleta, reciclagem e transformação do plástico, gerando renda desde o início do processo: coletores de plásticos, oficinas que fabricam as máquinas, cooperativas que podem vender o plástico coletado, artesãos e demais profissionais envolvidos na criação de produtos. 

Faça parte desta rede você também! Mais detalhes em: 

Arte8: Instagram

No vídeo saibam mais sobre as máquinas que possibilitaram o processamento do plástico, sua reciclagem e transformação em móveis e objetos duráveis. 
Conheça a Precious Plastic Cotia: www.preciousplasticcotia.com.br     
Instagram: @preciousplastic.cotiabr





Veja mais

Transformando a realidade de crianças e jovens: vale a pena colaborar!
Projeto Caucaia Solidário alimenta e resgata cidadania
Ao invés de brindes, empresa oferece aos clientes opção de ajudar causas sociais
Vamos doar? Faz bem para nós e mais ainda para quem precisa
Projeto Grãos de Ajuda atende 70 famílias em situação de vulnerabilidade na região
Instituto Cisne, uma história de 35 anos!
Conheça a ADRA, projeto social na região
Movimento Brasil sem Frestas – Granja Viana/ Cotia/ Carapicuíba
Vamos ajudar?
"Cidadania no CEMUCAM"
Projeto Inspire
Projeto Inspire
Protetoras Independentes
A solidariedade continua
Casa do Moinho
Unidos por Carapicuíba
Histórias inspiradoras
Ações solidárias
Notícias boas
Movimentos Cidadãos

 


Marise Barbosa Uemura

Marise é  Professora de empreendedorismo, pesquisadora e doutora em Administração de Empresas pela FEAUSP. Moradora da Granja desde 2004, acredita na educação e na prática da cidadania para transformar realidades. Como ativista social e ambiental, luta por um planeta mais sustentável e por uma Granja melhor para os granjeiros. "A melhoria de nosso entorno depende de nós! Juntos somos mais fortes!" 
Instagram@profmariseuemura   Linkedin/marisebarbosa





Pesquisar




X









































© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR