02/05/2023
O corpo é fonte do saber. Desde o nascimento somos expostos ao mundo em sua diversidade. Tudo pode ser colocado diante de cada pessoa, ofertando a condição das aprendizagens.
A marcha, ou seja, o início do andar de um bebê, é a grande caminhada às aprendizagens. É o corpo a descobrir o mundo a cada passo dado. Contudo, o que é incrível é que os primeiros passos só se asseguram a partir do conhecimento de si: das suas possibilidades de sustentar o próprio corpo a cada apoio do pé, do ajuste do tronco e postura condicionada pelo equilíbrio, além do desejo de ir. Essas condições para sair andando de um lugar a outro só são possíveis pelo autoconhecimento e dos saberes do próprio corpo e suas possibilidades. Assim, o corpo se faz como objeto e sujeito do conhecimento. Ou, dito de outra forma, no corpo e pelo corpo se constitui o saber.
As linguagens, a falada e a escrita, se estruturam a partir da linguagem corporal. É do corpo verticalizado e as adaptações orofaríngeas, dadas pela postura bípede, que se oferece às crianças as condições para fala e para a capacidade de caminhar para a leitura do mundo.
Com a vivência de décadas na área de educação com formação em Eutonia e especialização em Psicomotricidade, Márcio Macarini nos entrega textos extraídos da observação desenvolvida no exercício de fazer o outro encontrar seu ponto de equilíbrio físico. “O saber do Corpo: O que o corpo informa e o que apreender através do corpo”.