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Fórum Raposo: projeto do Grupo CCR para Raposo Tavares

27/08/2014









Em primeira mão, o Site da Granja divulga o projeto do Grupo CCR, empresa de concessão de infraestrutura de rodovias, apresentado no 2° Fórum Melhor Mobilidade, que aconteceu na última terça (26), no Centro Cultural Würth. A personagem principal foi a Raposo Tavares, atualmente administrada pelo DER (Departamento de Estradas de Rodagem).


Devido aos pontos críticos da rodovia, tais como, o tempo médio gasto no trânsito (cerca de 2 horas em horário de pico), e a lentidão dos carros (que não ultrapassa 10km por hora), Eduardo Camargo, presidente da CCR Oeste, acredita que os municípios devem tomar medidas imediatas. "Desenvolvemos um estudo financeiramente viável, com curto prazo de execução e 100% implantado pelo Grupo. Se for de interesse do governo e da população podemos avançar com o estudo e iniciar as melhorias na via", disse.

Com investimento previsto de R$1,8 bilhão e prazo de cinco anos para a conclusão das obras, as propostas englobam desde a construção de um viaduto no Km 26 até o remodelamento do trevo do KM 23. "Com isso, o fluxo será melhor e o engarrafamento, menor".

Conheça as propostas

No Km 26, a CCR propõe a construção de um viaduto de acesso direto da Avenida José Giorgi para a Raposo sentido São Paulo. No Km 23, haveria todo um remodelamento do trevo, que hoje tem sido um dos pontos de maior lentidão na rodovia. Mais adiante, na altura do Km 12, seriam construídos viadutos e túneis para facilitar o fluxo de carros de quem vem do Butantã e arredores e os dois faróis eliminados. Para quem utiliza a Marginal Pinheiros, a proposta é a construção de alças de acesso.

Outro ponto importante é que, em toda a extensão, do km 15 ao km 26, está prevista a ampliação das faixas, saindo de três para cinco em ambos os sentidos, além do acostamento. Após este alargamento, o estudo propõe que todas as passarelas e trevos sejam remodelados.

Segundo Camargo, todas estas melhorias propostas pela CCR poderiam ser percebidas pela população em pouco tempo. "Nos primeiros dois anos já teremos feito o complexo Viário da Rua Camargo, com acesso direto à Marginal Pinheiros, além de implantar equipamentos e serviços de atendimento ao usuário durante toda a extensão da rodovia", finalizou.

Ao final, Eduardo Camargo disse que, caso houvesse implantação de pedágio na Rodovia, já que esta ação não integra o projeto, seria o sistema eletrônico de arrecadação Ponto a Ponto, que permite a cobrança de pedágio por trecho percorrido.

2° Fórum Melhor Mobilidade

O evento, organizado por João Lino, diretor da ACE Propaganda, pelo arquiteto da AETEC José Roberto Baraúna, e pelo vereador Luis Gustavo Napolitano, reuniu cerca de 200 profissionais e interessados nas propostas de soluções para o caos da rodovia, entre elas: alternativas de transporte urbano (BRT, VLT, Monotrolho e Metrô), Corredor Cotia-Itapevi e um sistema de caronas inteligentes (Caronetas), além do problemático assunto "ocupação e uso do solo", que serão destaque das próximas semanas no Site da Granja.

 Atenção: O Vídeo aqui postado, concedido pela CCR Via Oeste ao Site da Granja no Fórum Mobilidade Raposo Tavares, foi tirado do ar em 01/09/2014 a pedido da empresa.


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