28/09/2010
Com o objetivo de reunir todas as instituições de segurança que atuam no município para, assim, melhorar a segurança de Cotia, o Ministério da Justiça teve a iniciativa de criar o GGI-M - Gabinete de Gestão Integrada Municipal.
De acordo com o Secretário Executivo Adilson Moreira, o GGI-M já está em pleno funcionamento e apresenta um caráter deliberativo e consultivo. Os moradores poderão participar e encaminhar suas propostas ao GGI-M através dos Conselhos Municitários.
O Secretário acredita que ao integrar as instituições de segurança, se torna mais fácil captar recursos federais, "o GGI-M é uma grande ferramenta para resolver problemas no nosso município". Questionado à respeito da segurança na Granja, região que está sofrendo constantes assaltos, Adilson afirmou que "com certeza irá haver uma mudança bem radical em relação ao combate à criminalidade na Granja. O bairro será pauta da próxima reunião, que irá ocorrer em outubro.
Para Adilson, "a divisa que a Granja faz com Carapicuíba, além do adensamento populacional, é um grande problema que contribui com a violência na região, haja vista o alto índice de detenções praticado deste município".
O delegado titular José Aparecido Sanches Severo considera o GGI-M uma porta de entrada para que Cotia possa se comunicar com o Governo Federal. "Nesta oportunidade, precisamos destacar a importância do monitoramento para melhoria da segurança, especialmente nas regiões centrais e de divisa com municípios vizinhos. O combate ao crime depende de todos nós".
O Capitão Odair, da Polícia Militar, alerta sobre a importância de se registrar o boletim de ocorrência. "Sem BO não dá pra traçar ações de segurança. A polícia militar tem um planejamento estratégico baseado nos indicadores criminais, por isso, as pessoas têm que registrar a ocorrência nos casos de delitos".
O Delegado da Granja Viana, Dr. Alexandre Palermo, informou que a ideia principal é realizar ações preventivas em bairros que apresentam problemas de criminalidade, "em um primeiro passo faremos a fiscalização e a orientação, e em um segundo passo partiremos para ações repressivas, ou seja, investigações e prisões".
Dr. Palermo apresentou índices recentes da criminalidade na região e demonstrou que Cotia está abaixo da média em relação às cidades vizinhas. "Temos que continuar atuando na redução desses índices", ressaltou. "O trabalho educativo e preventivo desenvolvido pelas polícias civil, militar e guarda civil é fundamental nesse aspecto".
De acordo com o prefeito Carlão, a Prefeitura levantou os custos para iniciar a implantação no próximo ano. "Também consideramos a segurança com câmeras uma das partes mais fundamentais de nosso programa de melhoria da segurança. Contaremos com o apoio da iniciativa privada para esse projeto". Carlão informou, ainda, que desenvolverá o projeto da Guarda Mirim.
Veja os projetos do GGI-M que aguardam apenas a liberação de verbas para implantação: