20/04/2023
A Moda Regenerativa ou Circular é uma das maneiras de vestir em harmonia com as necessidades ambientais nestes tempos de mudança climática. É uma perspectiva que exige agir fora do convencional, estabelecendo mudança de práticas na relação básica com o consumo.
“Comecei em 1992. São mais de 30 anos com trajetória na moda e 15 com indicadores de sustentabilidade. São esforços contínuos para espalhar essa moda mais positiva, saudável, solidária, sustentável, interessante, divertida, moderna. Uma moda plural.”, afirma Chiara Gadaleta, fundadora do Movimento Ecoera e especialista consagrada em moda sustentável.
A indústria da moda é a segunda mais poluidora do mundo, atrás apenas da indústria petrolífera. Levantamento publicado pela Global Fashion Agenda, organização sem fins lucrativos, aponta que mais de 92 milhões de toneladas de resíduos têxteis foram descartados em anos recentes, além desta indústria ser responsável por 20% do total de desperdício de água globalmente, conforme relatório da ONU. Só no Brasil, são produzidas 9 bilhões de peças novas e descartadas 4 milhões de toneladas de resíduos têxteis por ano.
No deserto do Atacama, norte do Chile, roupas descartadas chegam de várias partes do mundo e são jogadas em um imenso lixão a céu aberto que somam cerca de 40 mil toneladas de roupas que acumuladas formam montanhas de roupas, vindas em sua maioria de peças "fast-fashion", que são compradas baratas, mas caem em desuso rapidamente.
De fato, consumir por impulso sem pensar em todo impacto que gera a extração, produção e o descarte desta peças, está cada vez mais antigo e insustentável.
Da culpa para ação
A moda circular é a tendência que regenera, atende a necessidade de consumo, gera empregos sustentáveis e nutre o gostinho de comprar uma peça.
A prática mais conhecida são os famosos brechós que têm se multiplicado. A primeira loja de venda de roupas e objetos de segunda mão do Brasil, surgiu no Rio de Janeiro no séc. XIX, fundada por um comerciante português chamado Belchior. Originalmente, era assim que eram conhecidas as lojas de roupas e objetos usados e com o tempo, acabou se transformando em Brechó (Houaiss, 2004).
Hoje em dia temos brechós físicos e virtuais , sites dedicados a itens de segunda mão, franquias e eventos. Roupas com materiais reaproveitados ganham as prateleiras, grupos de Desapego surgem, principalmente a partir das escolas e outras tantas estratégias que tornam o consumo mais consciente, econômico e também divertido.
Um exemplo de sucesso absoluto é a franquia “Cresci e Perdi” que trabalha a Moda Circular no segmento de roupas e acessórios infantis, que já tem lojas em 400 cidades, em 25 estados do país. Eles vendem e compram roupas, acessórios e brinquedos com valores super atrativos e tem 3 lojas na região: Granja Viana, Carapicuíba e Embu.
Mercado de Trocas da Granja
Troque o que não usa por aquilo que precisa
Com 13 anos de tradição, o Mercado de Trocas da Granja Viana inaugura novo formato e se transforma em um verdadeiro festival a cada estação e estreia com diversas atividades: “O evento inaugural se dá no outono, estação do desapego, de soltar o que não se usa, abrindo espaço para o novo entrar.”, afirma Thereza Franco, coordenadora do Site da Granja e fundadora da iniciativa conjuntamente com o Movimento Transition Granja Viana.
Sediado no Casarão do Parque CEMUCAM, o evento acontece no sábado, dia 29 de abril, e a programação inclui, além das Trocas, um Festival de atividades como Yoga, Tai Chi Chuan e Dança Circular, todas gratuitas. O horário do Festival é das 8h30 às 12h30. Acesse aqui e veja o horário de cada atividade: Festival de Trocas de Outono no CEMUCAM!
Thereza dá a dica de que agora, com a página do Mercado de Trocas no Instagram, é possível ver de antemão algumas peças que estarão para troca, além de saber pelo quê sua dona gostaria de trocar. E se você quiser postar as peças mais incríveis que vai levar também é possível, basta mandar foto e texto pelo direct da página no Instagram - @mercadodetrocasdagranja.
O que posso levar? Roupas, livros, brinquedos, bijous, utensílios, eletrônicos, objetos de decoração, sapatos, acessórios... itens em perfeito estado que você não usa, mas que estão dignos de serem recebidos.
Mercado de Trocas da Granja:
29 de abril, das 9h30 às 11h30 no Parque CEMUCAM
Evento Gratuito
Pets são bem-vindos!
Saiba mais:
transitiongranjaviana/mercadodetrocas
Instagram: @mercadodetrocasdagranja
granjaviana.com.br/festival-de-trocas-de-outono-no-cemucam
Fontes:
https://blog.repassa.com.br/portfolio/chiara-gadaleta/
movimentocircular.io/moda-circular-e-mais-que-tendencia