TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

Receba nosso informativo semanal


Aceito os termos do site.


| Anuncie | Notificações
Voltar

Nasce o Polo de Ecoturismo do Morro Grande No dia 19 de outubro foi assinada uma parceria entre a Sabesp e a Prefeitura de Cotia para criação do Polo de Ecoturismo no Morro Grande.

24/10/2013








No dia 19 de outubro foi assinada uma parceria entre a Sabesp e a Prefeitura de Cotia para criação do Polo de Ecoturismo no Morro Grande. A ideia é implementar uma casa do artesão, base da guarda ambiental, posto de saúde, base das secretarias de cultura, turismo, meio ambiente e indústria e comércio, creche, espaço para cursos ambientais e de capacitação profissional.

O contrato também garante que tanto a Prefeitura quanto a companhia tenham permissão para usar esses locais na inserção do plano proposto pelo Polo de Ecoturismo, bem como a criação de um gerenciamento compartilhado entre ambos.

Com a intenção de manter a integridade da reserva e evitar deterioração do local, nos próximos cinco anos, a Sabesp e a Prefeitura de Cotia se unem na proposta do Polo de Ecoturismo, que consiste em um projeto que pretende oferecer o uso e a ocupação adequados da área, com um gerenciamento integrado entre Estado e Município. Além disso, faz parte desse trabalho a incorporação da comunidade na conservação da reserva e nas estratégias voltadas à sustentabilidade local.

O Movimento Vivo Morro Grande, em parceria com o Instituto Urucá (Universo Ritmico União Cultural Ambientalista), juntos promovem ações de Cultura de Paz e atuam nas áreas de arte, educação, cultura e ecologia. Todos os membros são moradores dos arredores da Estrada de Caucaia e conscientes da riqueza em águas e biodiversidade do Morro Grande, iniciaram um movimento de conscientização ambiental e expansão cultural com a comunidade local.
A Reserva do Morro Grande abriga cerca de 10 mil hectares e forma um importante corredor ecológico que emenda na Serra do mar, abastecendo cerca de 500 mil pessoas com água em seis municípios.

A história do local

Tudo começou quando o professor de Yoga e Permacultor Rodrigo Cardoso sonhou com a ocupação artística em uma das 52 casas da Vila Sabesp, localizada no bairro. Vinte destas edificações dos anos 1940 estão abandonadas transformando a função social do imóvel em riscos graves à população. As casas são utilizadas por usuários de drogas, namoros adolescentes e abrigo para pessoas em situação de rua.

Desde o nascimento o Movimento vai crescendo e atraindo a comunidade, artistas e educadores locais. Já visitaram, oficialmente, a Sabesp e tiveram uma reunião com três membros da Prefeitura da área de empreendedorismo e Meio Ambiente, a fim de apresentar as propostas e criar uma parceria de benefícios à região.

“Chegamos tocando tambor, berimbau, dançando e cantando no antigo Pró Cotia. O trabalho artístico precisa ser alegre e fazer despertar” – diz Ana Alcantara, fotógrafa e assessora de comunicação movimento Vivo Morro Grande.

A sugestão é construir um projeto comum - participativo - de revitalização da antiga vila da Sabesp, transformando-a num núcleo de referência dentro do plano do Polo de Ecoturismo, citado no site da Prefeitura de Cotia em outubro de 2012.

Em sinergia com as estratégias de implementação de ações voltadas à sustentabilidade sócio-ambiental, o Movimento Vivo Morro Grande iniciou com um mutirão de limpeza das duas casas da praça, carpindo os arredores, tirando entulho, fazendo pequenos reparos, mobilizando a comunidade, líderes jovens da Escola Estadual Professor José Pedroso, E.M. Vicentina Pires de Oliveira Grande e iniciativas privadas. Também instalaram balanços e revitalizaram um canteiro com a doação de mudas cedidas pela Sabesp, no Pic Nic da Primavera. “As praças são salas de estar da comunidade e merecem ser cuidadas e utilizadas”, afirma Cristiane Marcondes, bailarina e educadora, responsável pelo núcleo de dança do Vivo Morro Grande.

Proposta atual

A proposta inicial é ocupar o local, instituindo um núcleo multidisciplinar de revitalização do patrimônio histórico e ecológico, através da arte, cultura e sustentabilidade. Conheça algumas atividades:

  • Arte Limpeza: Mutirões de limpeza no entorno da Reserva com performances de música, dança e teatro. 
  • Cinema de graça: Cineclube com apresentação de filmes e documentários de ecologia, cultura étnica e outros temas sugeridos pela população e que venham ao encontro do propósito do Movimento. 
  • Oficina de compostagem: Com os resíduos orgânicos, mostrar à população como transformar restos de alimento e podas em húmus. Com esta terra fértil, demonstraro ciclo ecológico, retomando a agricultura urbana e rural. 
  • Florescer na praça:Oficinas de plantio de flores, vivencias de música, dança, feira de trocas, aula de yoga, contação de histórias, artes circenses e oficinas fotográficas resgatando a convivência e a expressão criativa nas praças, resignificando o local como uma sala de estar da comunidade. 
  • Biblioteca do Morro: Acervo de livros de diversos segmentos para utilidade pública. 
  • Botânica Critaiva: Saída com o botânico Eduardo Catarino, fotógrafo e ilustrador, para vivenciar o caminho entre o viveiro e a represa da Graça, sensibilizando os participantes do passeio a um olhar múltiplo sobre as espécies da Reserva do Morro Grande. 




Notícias Relacionadas:


 
TENHA NOSSAS NOTÍCIAS DIRETO NO WHATSAPP, CLIQUE AQUI.

Pesquisar




X







































© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR