14/10/2022
A fermentação natural está longe de ser uma novidade, é um processo utilizado desde a produção dos primeiros pães. O registro mais antigo é de 3.700 A.C. e sua origem provavelmente está ligada ao início da agricultura e cultivo de grãos pelo homem. Foi durante a segunda revolução industrial, em meados de 1870, que o fermento industrializado foi desenvolvido e multiplicado em larga escala.
“Minha avó Irene enrolava a massa no cobertor para que pudesse crescer. Nossa família, de raízes italianas da região de Vêneto, cultivou o encanto pela gastronomia”, conta o chef Fábio Mariutti, proprietário da Forneria que leva o seu sobrenome, no miolo da Granja Viana.
A onda dos produtos artesanais fermentados é uma tendência que chegou para ficar. A aproximação com o produtor, a origem dos alimentos, a preocupação com a saúde, o charme das particularidades de cada produto e os questionamentos dos ingredientes para atender em longa escala são motivos para “fermentar” este crescente mercado.
O fermento natural também conhecido por levain (fermento em francês, se pronuncia “levãn”), sourdough starter (inglês), lievito naturale , masa madre (espanhol), massa lêveda (Portugal), demora o dobro do tempo do industrializado para crescer e se renova a cada fornada. “Meu fermento já tem 4 anos e esta maturidade leva a um sabor próprio, aspecto rústico, casca crocante, miolo cheio de alvéolos irregulares e um sabor com a minha assinatura”, revela Fábio Mariutti.
“Estamos voltando à cultura do pão artesanal. Assim como a cerveja já passou por este processo, a tendência é que se procure as massas com mais qualidade”, afirma em sua tese de doutorado na UFSC, Leidiane Andreia Acordi Menezes, sobre “Biotecnologia da fermentação natural para o melhoramento das propriedades nutricionais de pães” A tese foi defendida em 2019 e compara a fermentação natural com a convencional, provando que pode ter até 80% menos de carboidratos desencadeadores das inflamações intestinais.
Outros ativos deste processo, além do sabor instigante, é o baixo índice glicêmico, melhora da flora intestinal e digestão mais fácil com a presença dos lactobacilos, contribuindo para uma alimentação menos calórica. “Faço pães desde 2018 profissionalmente e fazia pizzas por hobbie. As pizzadas eram cada vez mais prestigiados e foram meus amigos aqui da Granja que me incentivaram a abrir a Forneria” , conta o chef Fábio, que após ter morado na Austrália e trabalhado com chefs referência no setor em várias partes do mundo, elegeu a região para se estabelecer. Hoje a Forneria Mariutti trabalha com pizzas prontas ou embaladas à vácuo para retirada ou delivery. São 13 sabores e outros inventados pelo chef Fábio Mariutti aos finais de semana.
Confira o cardápio AQUI
Pedidos 11 978237247
Instagram @forneriamariutti
Atendimento de quarta a Domingo das 18:00 às 23:00
Para uma melhor experiência, a Forneria Mariutti atende um raio de entrega de 6km
tese: Leidiane Menezes - UFSC 2019