TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

Receba nosso informativo semanal


Aceito os termos do site.


| Anuncie | Notificações
Voltar

Prevenção e informação no Novembro Azul

14/11/2023



O movimento Novembro Azul teve origem em 2003, na Austrália, com o objetivo de chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças que atingem a população masculina. 

Aqui no Brasil, a primeira vez em que se fala é em 2011, quando o Instituto Lado a Lado pela Vida iniciou a campanha 'Novembro Azul' com o objetivo de alertar para a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, o mais frequente entre brasileiros depois do câncer de pele não melanoma e que mais mata homens no mundo.

A campanha do INCA – Instituto Nacional do Câncer e do Ministério da Saúde em 2023 chama mais uma vez a atenção para o cuidado com a saúde do homem e a prevenção desse tipo de câncer.

Mais detalhes em cartilha AQUI.

O Câncer de próstata

No Brasil, estimam-se 71.730 novos casos de câncer de próstata por ano para o triênio 2023-2025. Atualmente, é a segunda causa de óbito por câncer na população masculina, reafirmando sua importância epidemiológica no país.

A idade é o principal fator de risco para o câncer de próstata, sendo mais incidente em homens a partir da sexta década de vida, bem como histórico familiar de câncer de próstata antes dos 60 anos e obesidade para tipos histológicos avançados. 

O Site da Granja (SG) foi atrás de mais informação e conversou com o Dr. Márcio Ferraz (MF), da Clínica Doutores da Granja:

SG - Vi uma postagem recente em que o Sr. se preocupa em destruir eventuais mitos de que o famoso exame de toque seria desnecessário. Você acha que as Fake News são inimigas da prevenção ao câncer de próstata?

MF - Sem dúvida alguma. A cultura da desinformação que tem se instalado entre nós, de forma irresponsável, tem nos causado uma enormidade de prejuízos em diversas esferas. No âmbito da saúde, as redes sociais foram invadidas por profissionais e pseudo-profissionais da área da saúde sem capacitação, mas envolvidos numa rede de marketing muito competente que dificulta as pessoas, em geral, a discernir o que é sério daquilo que é enganoso, de tal forma que prejudica a saúde como um todo e certamente as informações sobre o Câncer de Próstata não atravessa um caminho diverso.

SG - Há como se prevenir do câncer de próstata?

MF - Não há como evitar que o câncer aconteça, mas as orientações visam trazer os homens para a realidade da Medicina Preventiva. Os homens morrem 7 vezes mais que as mulheres e boa parte dessa diferença se justifica pela falta de adesão do homem à prevenção. Dessa forma, esse é o caminho. A prevenção se atrela a medidas que nos leve a fazer o diagnóstico o mais precocemente possível, de tal forma que os índices de cura podem se estabelecer entre 80 e 90% quando um tumor é descoberto em sua fase inicial.

SG - O câncer de próstata tem cura?

MF - Absolutamente sim!!!!!  Quando diagnosticado em fase inicial, num indivíduo sem qualquer sintoma urinário, os índices de cura são de 80 a 90%. No entanto, nos casos mais avançados, em que o diagnóstico apenas é realizado quando o paciente já apresenta sintomas, isso é um indicador de que o tumor já cresceu e está fora dos limites da próstata, o que diminui as chances de cura para algo em torno de 40%.

SG - O câncer de próstata causa impotência?

MF - O Câncer em si, não! O que pode gerar algum grau de impotência (disfunção erétil) são os tipos de tratamentos impostos a um determinado caso. Tanto o tratamento cirúrgico quanto a radioterapia podem gerar um certo risco de impotência pelo fato de causarem lesões nos plexos nervosos que correm ao redor da próstata e que podem ser lesados durante o procedimento.

SG - Qual conselho o Sr. consideraria mais importante?

MF - A adesão à Medicina Preventiva. Que as pessoas não se iludam com conteúdos superficiais de redes sociais e volte a estabelecer um vínculo fraterno com um médico, nos moldes dos antigos Médicos de Família. Aquele médico que cuidará do paciente como um todo e orientará a Prevenção. Essa é a peça chave! O câncer em geral é a segunda causa de morte no Brasil. Todos evitáveis e preveníveis. Especificamente ao Câncer de Próstata, no Brasil, morre um homem a cada 40 minutos (uma ponte aérea, certo??), um homem é diagnosticado com Câncer de Próstata a cada 8 minutos (7 homens por hora). Por isso, é fundamental o check-up anual!!!. Uma avaliação de saúde geral que inclua a próstata uma vez por ano. Isso é o mais importante. Manter a saúde no azul!

O Dr, Márcio Ferraz ( CRM-SP: 89.357) trabalha com Urologia e Medicina Preventiva e  atende na  Av. São Camilo, 980, CJ 05 - Granja Viana, pelos Tels.: 11 4702 0626 | 94500 5136 

O consultório Doutores da Granja reúne profissionais de saúde em diferentes especialidades. Há quase 20 anos, oferece atendimento de qualidade aos moradores da Granja Viana


Notícias Relacionadas:


 
TENHA NOSSAS NOTÍCIAS DIRETO NO WHATSAPP, CLIQUE AQUI.

Pesquisar




X

































© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR