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Previsão de Aeroporto São Paulo terá mais um aeroporto para até 100 mil passageirosEmpreendimento ficará em Ibiúna, a 70 km da capital, e vai receber investimentos de R$ 500 milhõesFonte: Rafael Freire, da ISTOÉ DinheiroA empresa de infraestrutura Eiko Engenharia assinou na quinta-feira (22/03) um protocolo de intenções com a prefeitura do município paulista de Ibiúna, a 70 km da capital, para a construção de um aeroporto comercial com capacidade para transportar cerca de 100 mil passageiros, o que equivale ao movimento atual do aeroporto de Campina Grande, na Paraiba.

29/03/2012








São Paulo terá mais um aeroporto para até 100 mil passageiros

Empreendimento ficará em Ibiúna, a 70 km da capital, e vai receber investimentos de R$ 500 milhões
Fonte: Rafael Freire, da ISTOÉ Dinheiro

A empresa de infraestrutura Eiko Engenharia assinou na quinta-feira (22/03) um protocolo de intenções com a prefeitura do município paulista de Ibiúna, a 70 km da capital, para a construção de um aeroporto comercial com capacidade para transportar cerca de 100 mil passageiros, o que equivale ao movimento atual do aeroporto de Campina Grande, na Paraiba.

O documento prevê um investimento inicial de R$ 500 milhões. "Além do aeroporto, será construído nos arredores um shopping, uma rodoviária, uma faculdade, duas torres residenciais e um porto seco", confirmou o prefeito de Ibiúna, Coiti Muramatsu. A área total do complexo será de 151 hectares (cada hectare equivale a aproximadamente um campo de futebol) e está localizada na altura do km 59 da Rodovia Bunjiro Nakao.

Com a assinatura deste contrato, a Eiko Engenharia, que diz estar representando um grupo anônimo de investidores americanos, passa a ter um prazo de 70 dias para apresentar o projeto definitivo e dar entrada nos órgãos competentes. Para isso, terá apoio do deputado federal Arnaldo Faria de Sá, que acompanhou a reunião de assinatura de contrato. Ainda não há previsão de início das obras, mas Muramatsu estima que o aeroporto estará em funcionamento em meados de 2015. Procurada, a Eiko Engenharia confirmou o fato, mas não quis divulgar quem são os investidores do projeto.

São Roque. O aeroporto de Ibiúna não será o único empreendimento privado do setor na região. A construtora JHSF recebeu da Anac a autorização para construir um aeroporto executivo em São Roque, a 62 km de São Paulo. A empresa conclui o projeto executivo e deve entrar com pedido de licença ambiental. O investimento será de R$ 400 milhões. Leia mais abaixo:

São Roque receberá Aeroporto com pista maior que a de Congonhas

A construtora JHSF recebeu da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) a autorização para construir um aeroporto executivo privado em São Roque, a 60 km de São Paulo. A empresa está agora trabalhando no projeto executivo e só depende da obtenção das licenças ambientais para iniciar as obras. A expectativa é de que as permissões sejam dadas até o fim deste ano e a construção comece em 2013.

O documento emitido pela Anac estabelece que o projeto terá de cumprir ainda requisitos de uso de solo e zoneamento urbano estabelecidos em diversas esferas da administração pública. O empreendimento será erguido em um terreno de 7 milhões de m² de propriedade da JHSF, às margens da Rodovia Castelo Branco.

A pista do aeroporto terá 2.800 metros, maior do que a de Congonhas, que tem 1.940 metros. No local, além de um shopping center já em construção, devem ser erguidas também torres comerciais. Procurada, a JHSF não quis comentar.

O aeroporto, que receberá investimentos de R$ 400 milhões, deve ficar pronto entre janeiro e fevereiro de 2014, a tempo de realizar testes de operação antes da Copa. O projeto já recebeu o aval do Serviço Regional de Proteção ao Voo de São Paulo, órgão ligado ao Comando da Aeronáutica.

Para Francisco Lyra, da CFly Aviation, parceira da JHSF no projeto, com a entrega dos aeroportos de Guarulhos, Campinas e Brasília à iniciativa privada, a aviação executiva deve perder espaço nesses locais, o que amplia a demanda por novas estruturas.

"A aviação executiva não vai ter vez (nos aeroportos concedidos), porque não gera um volume alto de receitas", diz. Por enquanto, com o sinal verde recebido da Anac, o aeroporto poderá receber e originar voos executivos domésticos.

Para um especialista em aviação que pediu para não ser identificado, o aval dado ao empreendimento da JHSF dá um alento a outros projetos aeroportuários no Estado de São Paulo. No ano passado, a Secretaria de Aviação Civil (SAC) descartou o plano de construção de um aeroporto em Caieiras pela Andrade Gutierrez e pela Camargo Corrêa, alegando que poderia interferir nas operações de outros aeroportos.

Fonte: Guia São Roque


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