TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

Receba nosso informativo semanal


Aceito os termos do site.


| Anuncie | Notificações

Educação e Desenvolvimento

Dá tempo de ser mãe e trabalhar? Na proximidade do Dia das Mães, vamos falar um pouco sobre esse tema? É indiscutível que a tarefa de conciliar duas jornadas não é fácil

10/05/2017



Na proximidade do Dia das Mães, vamos falar um pouco sobre esse tema? É indiscutível que a tarefa de conciliar duas jornadas não é fácil. Paralelamente às questões práticas de cumprir horários conflitantes como levar a turma na escola e não chegar atrasada no trabalho, ter de dizer não para um pedido de hora extra da empresa, em função de não ter com quem deixar os filhos no período noturno, entre outros dilemas que aparecem diariamente.

O que fazer então? O que priorizar? Primeiramente também colocar você nessa lista de prioridades. E o primeiro ponto a se trabalhar é a gestão das suas emoções nesse sentido. É cada dia mais comum encontrar mulheres – e também homens – sentindo-se extremamente pressionados no dilema entre dar atenção ou dar conforto para os filhos. E com toda essa pressão a nossa capacidade de análise e raciocínio se perde. Mas como não tratar de emoção quando se fala de filhos?

E o convite que eu faço agora é justamente usar os dois lados do cérebro de maneira equilibrada para ajudar a resolver essa questão. A primeira dica que eu daria às mães – independentemente da idade – é olhar um pouco mais para a tecnologia. O quanto ela pode nos ajudar a resolver as demandas do dia a dia e nem sempre fazemos uso dela porque temos medo do novo?

Aplicativos e responsabilidades

Há aplicativos para facilitar a nossa vida em absolutamente tudo nos dias de hoje, mas quantas vezes temos receio, acreditamos que são bem mais complicados de usar do que realmente são? E muitos deles podem ser compartilhados com outras pessoas que ajudam no cuidado e educação da criança. Até mesmo a simples agenda do Google permite perfis específicos como separar em diferentes cores os compromissos da criança e do trabalho da mãe e compartilhar a agenda do filhote com outros parentes, facilitando a vida na hora de pedir ajuda.

Ainda sobre tecnologia, com a possibilidade de se colocar tudo na nuvem será que efetivamente essa hora extra precisa ser feita no escritório? Que tal tentar negociar com o patrão para essa hora extra ser feita on line em casa? Ele pode não querer? Proponha tentar pelo menos uma vez e mostre o resultado. Mostre o quanto você conseguiu produzir em casa, sem a preocupação de não saber se eles estavam bem sozinhos ou com alguém pouco conhecido porque um determinado dia você teve de trabalhar até mais tarde. Mostrar que em casa você produziu mais do que se tivesse ficado à noite no escritório pode trazer um novo olhar sobre você na sua organização.

Delegue mais para os seus próprios filhos. Há alguns meses deparei com uma mãe pedindo desesperadamente carona para o filho para São Paulo no dia seguinte. O compromisso era um evento cultural no período da tarde. A mãe estava realmente aflita. A conversa se desenrolou até que eu soube que o rapaz tinha 19 anos. Ônibus nele!

Há algum tempo vi um quadro – que reproduzo na ilustração deste artigo – em um site para mães chamado diiirce.com.br que mostra o quanto as crianças podem ter muito mais responsabilidades do que damos a elas, sem perder seu lado criança ou deixar de brincar. Caso tenham dificuldade em ver detalhes do quadro nesta ilustração, deixo no final deste texto o link para a imagem original.

Sim, se a delegação de tarefas para as crianças começar bem cedo, elas podem ser grandes aliadas de suas mães nessa difícil gestão de jornada dupla. E o melhor de tudo: sem deixar de ser crianças, podem crescer com muito mais perspectiva de futuro e responsabilidade, além de diminuir um pouco a carga nos ombros da mamãe.

Quadro sobre responsabilidade infantil: https://goo.gl/BIH2An


Veja mais

MBA depois dos 40
Clientes em Home Office
Seu concorrente ?
Falando de resultados
Os desafios do Gerente
Detalhes que valem muito
Trabalho em casa
Experiência atrapalha?
Da Publicidade a Psicanalise
Meu chefe é muito novo
Empresário aos 40?
Liderar pelo exemplo
Instabilidade Profissional
Mudar de profissão
Oportunidades depois dos 40
Juniores X Seniores
Empresas que desmotivam
Atualização Profissional
Atualização Profissional
Atualização Profissional

 


Karen Gimenez

Karen Gimenez  - jornalista pós-graduada em Estratégia Empresarial, Geógrafa e mestranda em Comunicação e Semiótica. Consultora nas área de Comunicação, Educação de adultos, Gerenciamento de Crises, Gestão e Desenvolvimento de Pessoas  Professora de pós-graduação da Unip.



Contatos: karen@karengimenez.com  www.karengimenez.com

Pesquisar




X































© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR