17/06/2010
Olá vizinhos da Granja e de Cotia...
Essa semana recebi uma carta na minha coluna, que achei pertinente comentar aqui.
A carta chamava a atenção para um fato ocorrido na quinta-feira, 10 de junho, por volta das 6h00, quando na Estrada das Piteiras, à 50 metros da Estrada Carlos Antônio Pereira de Castro, aconteceu um assassinato.
Os moradores estavam assustados e indignados, pois logo cedo, mataram um homem com 6 tiros à 100 metros da Portaria do Condomínio Colinas de São Fernando, num horário em que as vans escolares passam para pegar as crianças. Segundo eles, a polícia veio, retirou o corpo mas, deixou a manta de alumínio que o cobria e um par de luvas, jogadas no local.
A rua não tem asfalto e nem sinalização, e segundo os moradores, o próprio condominio está se mobilizando para tentar asfaltar a via.
Uma carta já foi encaminhada à Prefeitura de Cotia, relatando "que o mato que margeia a estrada, só é detido pela erosão causada pelas chuvas. É terra de ninguém, utilizada como rota de fuga e agora, local de crimes e desova, e liga a saída de vários condomínios a Estrada da Roselândia".
O morador, novo na região diz que com todos esses problemas, já está sentindo saudades da “violenta” São Paulo. A polícia, segundo eles, nunca é vista por ali.
"Polícia é algo raro nessas paragens. Desde toda a extensão da Carlos de Castro até a saída para a Roselândia, não se vê, a qualquer hora do dia e da noite, nenhuma patrulha constante, seja ela militar ou civil", diz a carta.
Hoje pela manhã, estive no local para fazer a matéria, e me deparei com a tal manta de alumínio ainda no mesmo lugar - uma semana depois. As placas estão enferrujadas e o lugar parece mesmo esquecido do mundo.
Enquanto fotografava, um carro parou ao meu lado e perguntou se eu poderia fazer fotos das placas com os nomes das ruas - todas em péssimo estado. Ele acabava de chegar do correio onde foi buscar um sedex, visto que as encomendas não chegam ali por falta de identificação das ruas. Falou também de um lixão que está se formando ao lado do condomínio Morada Vale do Sol. "As pessoas jogam de tudo ali".
Fica aqui o nosso apelo, para que as autoridades tomem uma providência, no sentido de melhorar as condições da rua, inclusive pedindo à Secretaria de Segurança que envie policiamento ao local.
É com esse trabalho de formiguinha, e essa integração da imprensa com a comunidade, que vamos ajudar a construir uma Cotia melhor pra se viver!
Fau Barbosa
De Olho na Granja e em alguns pontos da cidade que ainda precisam ser "descobertos" pela administração.
Fotos: Fau Barbosa e Ligia Vargas