Olá amigos da Granja e da nossa cidade!
E vamos voltar ao assunto da semana passada!
Na última terça-feira, recebi uma denúncia, falando que uma rua no miolo da Granja estava sendo fechada pelos moradores.
| |
Muro fechou acesso à rua e floreira estava sendo preparada no local |
Estive no local e conversei com alguns moradores, que alegaram falta de segurança no local, o que motivou um abaixo assinado entre os vizinhos pedindo o fechamento da rua. No mesmo dia, procurei a Secretaria de Habitação para saber se havia autorização. (
leia coluna anterior aqui).
| |
Faixas foram colocadas informando os motoristas que a rua era sem saída |
Por conta da matéria veiculada no Site da Granja e no Portal Viva, muitas pessoas que usavam o local como passagem, enviaram emails a redação, indignados com o fechamento.
"Isso tira o meu direito de ir e vir", diz um morador da região.
"As pessoas com medo de algo, não podem prejudicar o uso coletivo de bem público... Aonde estão as autoridades???? O mais engraçado é que ao invés de buscarem solução para o fato da falta de segurança, eles preferem fechar as ruas como se isso fosse resolver o problema! ", diz outro morador.
DEMOLIÇÃONo início da tarde dessa segunda-feira(6), uma semana após a denúncia, e já com a obra concluída, um morador informou que o muro estava sendo demolido.
Documentamos os funcionários da Secretaria de Obras colocando o muro abaixo.
Em contato com o Secretário de Obras - Benedito Simões, disse que a decisão se deu em função das inúmeras reclamações que chegaram à prefeitura.
"Houve uma série de reclamações de pessoas da região, por conta do desvio. Como ao consultar o Secretário de Habitação, soube que não havia nenhuma autorização para a construção, mandei demolir. É melhor buscar soluções de segurança ao invés de fechar as ruas. Ainda mais ruas que servem de acesso", disse Simões.
O OUTRO LADOConversei com alguns moradores que olhavam a cena. "Fomos nós que pagamos o muro, e agora? A prefeitura vai nos ressarcir?", perguntou um deles.
Falei também com o morador e apresentador Goulart de Andrade, do qual partiu a idéia de fechar a rua.
"Isso para mim é arbitrário, pois existe autorização verbal para o fechamento da rua", disse ele. "Além do que há antecedentes de fechamento nas ruas da região, como Cherubina Viana, São João, etc. Se o prefeito consegue garantir nossa segurança, não precisamos de muro. Agora se não existe competência para garantir essa segurança, então que nos permitam nos proteger", ressaltou.
Goulart entrou em contato com a Secretaria de Obras para saber o por que da demolição e foi informado que o prefeito tinha 600 assinaturas de moradores reclamando do fechamento. "Podem ser um milhão de assinaturas, fora daqui elas não significam nada. Nós temos aqui 100% de assinaturas dos moradores da rua, essas sim tem valor, pois eles estão sendo atingidos diretamente", disse.
"Foi demolido o muro. No próximo assalto, vou abrir um SBT Repórter e fazer um desabafo. Estou querendo ser cooperativo com meus vizinhos, garantir a eles um pouco mais de segurança. A idéia do fechamento foi minha, fui lá. As pessoas que são contra deveriam estar sofrendo o mesmo problema. Ser contra é fácil, quero ver você tomar uma coronhada na cabeça", enfatizou.
Segundo Goulart de Andrade, os moradores da rua Santo Afonso sempre ajudaram a prefeitura. "Pagamos o asfalto, e até o muro que eles acabaram de demolir", finalizou.
Fau Barbosa
De Olho na Granja preocupada com a segurança...