04/11/2021
- Olá, Tique!
- Oi, Toque!
- Você tem acompanhado as notícias em geral?
- Sim, sem muito empenho... Quase sempre são notícias ruins...
- Concordo! Mas isso me motiva a buscar as oposições e substituições!
- E eu acho uma boa! Quantas situações podemos substituir por outras... e melhores! Agir, EM VEZ DE apenas lamentar!
- E a quantas outras podemos aplicar o contrário!
- Pois sim! AO INVÉS de ficar triste, podemos nos alegrar com o que temos de positivo!
- Há uma certa confusão no uso das expressões “EM VEZ DE” e “AO INVÉS DE”. Em geral, são usadas como sinônimos, mas, na verdade, têm sentidos diferentes. Assim, devem ser usadas em diferentes contextos.
- Se, EM VEZ DE investir na agricultura em grande escala o governo investisse no pequeno produtor familiar, que escoa sua produção localmente, com certeza teríamos produtos melhores e uma economia mais forte localmente.
- E sem tantos agrotóxicos!
- Sim! Mas, AO INVÉS DISSO, temos visto aprovações desses produtos – e projetos para muitos mais – sempre visando a grande produção, que em geral se destina à industrialização.
- Estaremos no caminho mais certo quando tivermos mais informações sobre os males da monocultura em grande escala. Quando todos souberem que muitos males digestivos podem ser evitados e, quando, EM VEZ DE entrarmos na onda do “mais fácil”, optarmos pelos alimentos naturais, de produção próxima e orgânica, teremos muito mais saúde e nutrição verdadeira!
- Olha que interessante! Eu soube, ainda há pouco, que uma Churrascaria no Rio Grande do Sul, AO INVÉS DE preparar e vender carne animal, tornou-se vegana por opor-se ao sofrimento animal! Vemos assim que também tem se difundido a preferência pela alimentação vegetal EM VEZ da carnívora!
- Nesse aspecto, temos subido na escala evolutiva, AO INVÉS de descer, não acha?
- Depende do que se considera evolução! Acho que devemos agir conforme nossas próprias convicções, AO INVÉS DE cobrar atitudes dos outros... isso sim!
- Então, se quisermos usar EM VEZ DE corretamente sempre poderemos substituir essa expressão por NO LUGAR DE, certo? Um exemplo: EM VEZ DE (em lugar de) dialogar, o Presidente da Associação preferiu impor um regulamento de cima para baixo! E, quando quisermos dizer AO CONTRÁRIO DE usamos AO INVÉS DE. Neste exemplo fica claro: O Presidente preferiu abandonar a reunião AO INVÉS DE (ao contrário de) ficar e discutir mais a questão.
- Na verdade, o uso de AO INVÉS DE e EM VEZ DE frequentemente são confundidos e isso não representa um erro absurdo. Mas, se desejarmos precisão, a primeira expressão exige que haja uma oposição no sentido e a segunda fica melhor quando houver um sentido de substituição.
- Interessante! Este assunto me fez lembrar da letra de uma canção muito popular, lançada em 1990:
“Em vez de você ficar pensando nele
Em vez de você viver chorando por ele
Pense em mim, chore por mim.
Liga pra mim. Não, não liga pra ele…”
- Quem cantava mesmo? Leandro e Leonardo? Nossa! Faz tempo! Três décadas!
- E podemos encerrar com uma série de recomendações importantes com respeito às notícias diárias:
EM VEZ DE acreditar em todas as notícias devemos pesquisar as fontes.
AO INVÉS DE lamentar as notícias ruins devemos buscar e agradecer as boas.
Em política, muitos vivem se declarando à esquerda, AO INVÉS DE à direita.
E vice-versa.
Façamos a nossa parte EM VEZ DE apenas esperar pelas medidas governamentais.
AO INVÉS de esperarmos ações dos outros, façamos a nossa parte!