TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

Receba nosso informativo semanal


Aceito os termos do site.


| Anuncie | Notificações
Voltar

Já Rolou - Cotia forma equipe de motociclistas do SAMU para nova unidade Granja Viana

15/05/2024




A Prefeitura de Cotia formou mais uma turma de socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) para prestarem atendimento na motolância.

O município, em parceria com o Ministério da Saúde, coordenou o '32º Curso de Formação Profissional de Motociclista Socorrista – SAMU 2024', que aconteceu entre os dias 6 e 10 de maio, com a participação de socorristas de diversos municípios e de concessionária de rodovias. A entrega dos certificados aconteceu no dia 10, no auditório da Prefeitura de Cotia.

 

O intuito da formação foi minimizar a dependência de viaturas de quatro rodas, otimizando o tempo de resposta e a eficácia no resgate e atendimento da vítima.  "Na moto, nós temos um técnico e um enfermeiro, que medica e possui vários equipamentos. Ele só não transporta, mas resolve várias situações na cena mesmo, [...] a ambulância chega e só faz a remoção", explica a coordenadora do SAMU de Cotia, a enfermeira Renata Santos. Em Cotia, o serviço de motolância já é prestado desde 2019, quando os primeiros socorristas do SAMU fizeram a formação.

Foram 60 horas de aulas, entre teóricas e práticas, e 16 dos 28 alunos participantes foram aprovados no exame final e se tornaram condutores qualificados para atuar no serviço de urgência e emergência de motolância. Entre os pontos avaliados estavam: equilíbrio, habilidade e velocidade. "Um profissional capacitado erra menos e se acidenta menos, porque ele irá saber pilotar com técnica e com condições de salvar uma vida", disse Márcio Oliveira, coordenador e instrutor do curso.

O melhor aluno da 32ª turma do Curso de Formação Profissional de Motociclista Socorrista – SAMU 2024 foi o técnico de enfermagem, João Paulo de Azevedo Moraes, que trabalha no SAMU de Caucaia do Alto. Ele teve o melhor desempenho e pontuação. "A experiência foi a melhor possível e a sensação é só gratidão. Foi um prazer imenso ser daqui [de Cotia] e ser o primeiro [melhor aluno]. Eu fiz o curso para isso, estar preparado para quando precisarem eu estar sempre por aí para ajudar", disse João. 

Em breve na Granja Viana

Em 2018, a Prefeitura implantou um posto do SAMU em Caucaia do Alto e está se preparando para levar o serviço para a Granja Viana. "É um desejo nosso ter uma representação do SAMU em cada macrorregião da cidade, e nós estávamos precisando de uma representação na Granja Viana. Por isso, este curso foi feito, para poder irrigar as unidades que já temos e poder estrear a unidade da Granja", disse o Secretário da Saúde, Magno Sauter. Com isso, Cotia terá o SAMU nas três principais regiões: Cotia, Caucaia e Granja.

O curso foi uma colaboração entre o SAMU de Cotia, o Ministério da Saúde, o Grupo de Motociclistas em Atendimento de Urgências (GMAU) e o Instituto Bom Jesus (IBJ). A capacitação formou pilotos de Cotia, de Santos, de São Caetano do Sul, de Santo André, de Mauá, de Jandira, de Carapicuíba e do Grupo CCR (Companhia de Concessões Rodoviárias).


Pesquisar




X
































Cancer
22 de junho a 22 de julho O perí...
Previsão Completa


© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR