Já Rolou - Cotia promoveu sua Conferência da Cidade
18/06/2024
A Conferência propôs a interlocução entre representantes do poder público com os diversos segmentos da sociedade para a discussão de assuntos relacionados à Política Nacional e Estadual de Desenvolvimento Urbano.
A ideia era sensibilizar e mobilizar a sociedade para o estabelecimento de agendas, metas e planos de ação para enfrentar os problemas existentes nas cidades do Estado, bem como das regiões metropolitanas.
A ideia não comoveu muita gente: participaram da conferência, ao todo, menos de 50 cotianos. Entre eles, alguns manifestaram a incongruência de se preparar cidades cada vez mais para os eventos climáticos extremos, enquanto um projeto do próprio governo vai na contramão dessa premissa, que é o Projeto Nova Raposo.
A Conferência teve como objetivo reunir conteúdo para a próxima etapa, a 7ª. Conferência Estadual das Cidades, que será realizada nos dias 5 e 6 de julho de 2024, na Capital.
Os presentes se dividiram em 05 comissões, que puderam enviar duas sugestões cada:
Meio ambiente
Criação do Parque Estadual do Morro Grande e a regeneração ambiental através da construção e ampliação da rede de coleta e tratamento do esgotos.
Governança
O Conselho da Cidade terá calendário obrigatório mensal com datas pré-definidas. A cada quadrimestre, o Conselho municipal deverá fazer uma audiência pública, que deve ser amplamente divulgada.
A cada ano haverá uma assembleia geral sempre na primeira semana de dezembro para a aglutinação do planejamento e deliberações para o ano seguinte.
Habitação e urbanismo
Para novos empreendimentos imobiliários, abertura de um canal de comunicação entre o empreendedor, a prefeitura e os moradores do entorno impactado pela obra. Também foi considerado importante um estudo de infraestrutura de trânsito e viário (lombadas, placas de sinalização) para o bairro Jardim Leonor.
Mobilidade Urbana
Transporte de massa sobre trilhos: Ligar Cotia a Itapevi e o centro de Cotia ao bairro do Butantã, em São Paulo.
Além da proibição de pedágio, a implementação do plano diretor de transporte e mobilidade da cidade, incluindo o projeto pago pelo município e entregue pelo DER com as melhorias na Raposo Tavares. Para isso, aumentar a malha viária interligando bairros para que a população local não precise pegar a Raposo Tavares.
Cidades Inteligentes
Para pessoas de baixa renda terem acesso à Internet, com replicação de sinal por poste de iluminação, nos pontos de ônibus, nos totens de monitoramento.
Desenvolvimento de sistemas de caronas com Cadastro das pessoas para garantir a segurança em sistema integrado com a Secretaria de Segurança.
Este material devera ir para a 7ª Conferência Estadual das Cidades, que será realizada nos dias 5 e 6 de julho de 2024. Estadual, ela permitirá a organização de debates sobre as políticas de desenvolvimento urbano reconhecendo carências comuns. A construção conjunta de debates locais sobre as políticas de desenvolvimento urbano tem o potencial de fortalecer a implementação de novas soluções para questões locais e regionais.
Os Delegados Cotia são:
Poder público
José Eduardo Levy – Arquiteto da prefeitura de Cotia
Silvana Bezerra – Executivo
Ricardo Dourado – Executivo
Luis Gustavo Napolitano - Legislativo
Movimentos populares
Olympia De Navasques - Vieviva
Daniela Terracini - Panverde
Marcia Catunda – Panverde
Toninho Kalunga- Nova Raposo Não
Ana Alcantara - Mulheração
Sindicato
Alex da Força
Empresários
Glauber Sepp - G Sepp engenharia
Conselho Profissional
Dora Tschirner - Impacto
Esequiel Tiburcio - AETEC
Aquario
20 de janeiro a 18 de fevereiro
Ass...
Previsão Completa