TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

Receba nosso informativo semanal


Aceito os termos do site.


| Anuncie | Notificações
Voltar

Já Rolou - Jornalistas são homenageados na Câmara Municipal de Cotia

08/04/2025



A Câmara Municipal de Cotia prestou homenagem aos jornalistas de Cotia e Região nesta segunda-feira, 7/4.

A profissão não é fraca não, pelo menos se contarmos as datas comemorativas: 7 de abril é o Dia do Jornalista, em homenagem a Líbero Badaró, símbolo da luta pela liberdade de imprensa. Depois temos o 3 de maio - Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, criado pela ONU e pela UNESCO para destacar a importância de uma imprensa livre. O 1º de junho é conhecido como Dia da Imprensa e marca a circulação do primeiro jornal no Brasil (Correio Braziliense, em 1808). Já o 2 de setembro é o dia do Repórter Fotográfico, que celebra os profissionais que contam histórias por meio de imagens. E finalmente, tem o 16 de fevereiro,  dia do Repórter, uma homenagem ao trabalho de apuração e produção de notícias.

Com foco em Cotia, a Asemorig (Associação Empresarial dos Órgãos de Imprensa da Grande São Paulo), convocou representantes  da imprensa regional. Assim, jornalistas associados e profissionais da área também prestigiaram o evento. O presidente da Associação, Valter Wolf, enfatizou a relevância da categoria: "A Asemorig se sente honrada em participar desta homenagem. Os jornalistas são fundamentais para a nossa sociedade, levando informações e promovendo debates importantes para o desenvolvimento da nossa região. Por isso é fundamental sempre estarmos unidos”, afirmou.

Além dos jornalistas presentes, estiveram na comemoração diversos vereadores e representantes de secretarias enfatizando a relevância do jornalista regional e defenderam o papel de uma comunicação transparente e acessível do poder público, assim como o combate contínuo às “fake news”, que são informações falsas ou confusas muitas vezes “plantadas” por interesses escusos. Faltar com a verdade é estratégia cada vez mais comum, infelizmente.

O motivo da data contém uma certa complexidade e talvez um dedo de jornalista: a data em que comemora o Dia do Jornalista é uma referência ao dia 7 de abril de 1831, quando Dom Pedro I abdicou do trono do Brasil. Todo mundo sabe que ele abdicou em favor de seu filho, Pedro de Alcântara, que viria a se tornar Dom Pedro II, mas essa é uma outra história. Voltando, a história que contam é  que o assassinato do jornalista Giovanni Battista Líbero Badaró, oposicionista ao imperador e ocorrida em 20 de novembro de 1830, às 10 horas da noite, quando voltava para sua casa, na rua de São José (mais tarde rua Líbero Badaró), gerou um movimento popular que contribuiu para a renúncia de Dom Pedro I, o que o tornaria “responsável” pela abdicação.

A  Associação Brasileira de Imprensa (ABI) também foi fundada em 7 de abril de 1908, com o objetivo de garantir os direitos dos profissionais da área.


Pesquisar




X
































Aries
21 de março a 19 de abrilBoa semana p...
Previsão Completa


© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR