TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

Receba nosso informativo semanal


Aceito os termos do site.


| Anuncie | Notificações
Voltar

Já Rolou - Rumo aos 300 Tambores é a consagração de ser brasileiro

05/12/2022



A Oca – Escola Cultural, por meio da Secretaria de Cultura de Carapicuíba, promoveu a nona edição do evento “Rumo aos 300 Tambores", que rolou no sábado, 26/11, na Aldeia de Carapicuíba.

Única entre as 12 fundadas no século XVI, A Aldeia de Carapicuíba tem como fundação considerada oficial o dia 12 de outubro de 1580. Ela foi tombada em 1940 pelo IPHAN, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Lá os indígenas eram educados para viver como cristãos. Os jesuítas submetiam as populações originárias aos valores europeus, minando toda a diversidade cultural das populações nativas do território. 

A substituição da mão de obra escrava indígena pela dos africanos deu-se com o crescimento de um comércio altamente lucrativo que atravessou séculos: o tráfico negreiro, que tomou proporções gigantescas no Brasil.

A participação da Igreja Católica no processo de escravidão negra africana a partir do século XVI aconteceu através da união do Estado português e a Igreja, chamado de “padroado real”. O  envolvimento dos jesuítas no tráfico negreiro, principalmente em Angola, era considerado necessário pela maioria jesuítica e um dos defensores era Pe. Antônio Vieira.

Este ano, ver o pátio construído para a afirmação da cultura europeia ser palco de uma manifestação cultural absoluta e massiva da celebração do tambor, da dança, das histórias brasileiras baseadas justamente em nossas raízes africanas e originárias, é de uma consagração sem igual. É entender a brasilidade em sua plenitude. Inesquecível.

Para traduzir este momento em fotos, a professora Lívia Kras, fotógrafa profissional, arquiteta pela FAU-USP, Mestra em Artes Visuais pelo IA-UNESP, dentre outros predicados, nos deu a dimensão deste acontecimento:

“Sempre me emociono, sempre me surpreendo, apesar do grande desafio que é fotografar movimento à noite, à luz da rua - o que arrepia ainda mais. A riqueza cultural é imensa e a alegria das pessoas, contagiante. Sempre sou muito bem recebida na OCA, tenho enorme gratidão pela oportunidade de fotografar tanta beleza.” diz.


Aqui você vê um breve apanhado destas fotos maravilhosas.


Pesquisar




X






























Leao
23 de julho a 22 de agostoSemana favo...
Previsão Completa


© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR