05/12/2012
Por: Karen Gimenez
A ligação de Dani Terracini com as artes plásticas vem desde pequena. Tanto que ela não pensou duas vezes em optar pelo curso de Comunicação Visual na universidade. Trabalhou com publicidade e dedicou-se à pintura, mas nunca pensou em usar suas habilidades na confecção de joias. "Era uma arte que a minha mãe dominava, mas eu não sabia se tinha habilidade para lidar com peças tão pequenas e delicadas", lembra a artista moradora da Granja e que participou de uma exposição no dia 30 de novembro, na Vila Madalena, em São Paulo.
Há cerca de cinco anos essa realidade mudou. "Quando minha mãe morreu, há nove anos, eu fiquei com todo o material dela para confecção e joias, mas deixei tudo guardado durante muito tempo. Só comecei a utilizar quando uma amiga me incentivou e também me ensinou como fazer", explica. Desde então Dani alia o design e a confecção de joias às suas outras atividades de artista plástica. "São processos muito diferentes", analisa. "A joia é quase uma alquimia porque você pega o metal e o transforma, derrete, molda, funde. Tem de lixar, limar, dar forma".
A inspiração de Dani vem do dia a dia, da sua própria casa, de uma atividade rotineira, de uma viagem. "Estou sempre atenta aos detalhes. Gosto de misturar materiais e estilos". Em suas coleções, a designer usa base em prata que combina com outros materiais como cerâmica, seda, sementes, pedras brutas e lapidadas, moldando peças para uso cotidiano e também para ocasiões especiais.
Duas vezes por ano ela exibe sua criação em sua própria casa, juntamente com as telas e as aquarelas. Desta vez, participou de uma mostra coletiva de designers de joias na Vila Madalena no fim de novembro. "Trabalho com venda das peças do mostruário ou sob encomenda. Dependendo da complexidade do pedido e do material usado, a produção pode levar de uma semana a pouco mais de um mês".
O contato com Dani pode ser feitos pelos telefones 9 85780864 e 4169-6635 ou por e-mail: daniterracini@terra.com.br