17/10/2014
“Tão importante quanto ser lembrado após a morte, o homem deve ser respeitado durante sua vida". Partindo desta premissa, próximo então de completar 80 anos, o empresário Alberto Srur, fundou, em 2006, a Associação São Joaquim de Apoio à Maturidade. A ONG conta hoje com duas sedes: a unidade I, na Aldeia de Carapicuíba, e a unidade II - Casa Azul, na Granja Viana (onde é mantido o Centro de Convivência) e atende cerca de 300 idosos da região. “O objetivo é melhorar a qualidade de vida desses idosos, promovendo um envelhecimento saudável e ativo. Nossa proposta é dar-lhes mais autonomia, de modo que eles possam atuar como força integradora no meio em que vivem”, diz a coordenadora de comunicação Lia Marques.
No Centro de Convivência, a instituição oferece aos idosos acesso a atividades físicas e artísticas, como ginástica, hidroginástica, alfabetização, música, terapia artística, costura, oficina de pães, teatro, contos e memórias, oficina de criatividade para homens. Para se ter uma ideia da magnitude deste trabalho, a orquestra de violões formada por mais de 50 idosos, que aprenderam a tocar violão na entidade, hoje é convidada para se apresentar em vários locais. “Cada uma destas atividades desenvolve dois tipos de experiência: uma para movimentar e preparar o corpo e a outra para desenvolver o convívio social, a cognição e a consciência. Muitos idosos saem da depressão ou nem chegam a tê-la por estarem envolvidos nessas atividades. Um motiva o outro, a tal ponto de se tornarem uma grande família”, afirma Lia.
Outro projeto realizado pela São Joaquim é o de Apoio ao Idoso Fragilizado e à Família. O programa atende 63 idosos que possuem alguma dificuldade na realização das tarefas diárias, por meio de visita domiciliar semanal ou atendimento na associação, além de auxiliar no agendamento de consultas de saúde na rede pública. "O programa proporciona a inclusão da pessoa em suas diferentes fases do envelhecimento (fases essas que precisam contar com a autonomia da execução das tarefas da vida diária)", diz a presidente da Associação Mônica Rosales.
Para dar atendimento aos idosos, a Associação conta com sete funcionários, 23 voluntários permanentes e o apoio de voluntários eventuais. Entre os profissionais, estão uma médica homeopata, enfermeiro, psicóloga, fisioterapeuta e professores especialistas e cuidadores. “Os funcionários e voluntários fazem toda a diferença na Associação, pois são compromissados com o objetivo da entidade (trabalhar o fortalecimento de vínculos entre os beneficiários, assim como o desenvolvimento pessoal de cada um). Eles representam um recurso humano imprescindível”, reforça Mônica.
Para ela, a Associação é, de certa forma, resultado da contribuição e do compromisso de cada um que se empenha para que o trabalho se viabilize. “Apoiamos o desenvolvimento das pessoas da equipe em reuniões de aprendizagem e envolvemos todos os funcionários nos processos de gestão, fazendo reuniões semanais e outras pontuais de planejamento e avaliação. Mantemos assim a proximidade entre o que se quer fazer e o que se realiza”.
Ampliação
Atualmente os programas estão sendo redesenhados no planejamento institucional, de forma que os idosos das duas unidades possam ser atendidos juntos. A ampliação do Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos está prevista para ser iniciada em 2015 e seguirá o belíssimo projeto arquitetônico da Casa Azul.
Como ajudar
A instituição é mantida principalmente por recursos de pessoas física e jurídica. Há também um pequeno convênio com a Prefeitura de Carapicuíba e uma ação de reembolso por notas fiscais não direcionadas. Contudo, 80% da entrada provêm da iniciativa privada. Para contribuir, dentre outras maneiras, é possível fazer doação periódica ou pontual de recursos, de objetos ou roupas para o bazar, ser voluntário nas oficinas, participar dos eventos da Associação ou ainda doar suas notas fiscais.
Serviço:
Unidade I
Praça da Aldeia, 20 – Aldeia de Carapicuíba
Unidade II
Casa Azul na Rua João Fasoli, 11 – Granja Viana (Ao lado da Granja Velha)
Telefone: 4186-0520/4146-3014
Site: www.saojoaquim.org.br