TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

Receba nosso informativo semanal


Aceito os termos do site.


| Anuncie | Notificações
Voltar

A Granja em 2013 A Granja Viana deu o que falar no ano que termina.

18/12/2013








A Granja Viana deu o que falar no ano que termina. Muitas polêmicas foram geradas na região que se transforma a cada dia. O ano começou com as discussões sobre o Plano Diretor, organizadas pelo MDGV – Movimento de Defesa da Granja Viana. A maior preocupação da população nos primeiros meses era em relação à verticalização da região, com edifícios residenciais sendo construídos na São Camilo, na Estrada da Aldeia e próximo do Rodoanel, sentido capital. Os conjuntos comerciais também integraram a pauta devido à proliferação de conjuntos de escritórios por toda a extensão da Granja e arredores nos últimos anos.
A revisão do Plano Diretor, prevista para o mês de junho, foi adiada para 2014. Enquanto isso as construções verticais continuam a tomar conta da paisagem.

Outro motivo de discussões foi o trânsito. O cruzamento da São Camilo com a José Felix rendeu muita polêmica. Havia várias propostas, desde a construção de uma rotatória, até o desvio do trânsito pelas Ruas Roma ou Nova América, mas acabou optando-se por um semáforo, que não satisfez a grande maioria dos usuários, que hoje reclamam do tempo que ficam parados esperando o abre e fecha do semáforo, sentindo-se vulneráveis aos assaltos.

2013 também foi um ano de violência na Granja. Roubos de carros, assaltos a motoristas, sequestros-relâmpago, roubos a estabelecimentos comerciais. Muita boataria, mas também muita verdade nos casos contados na região. O granjeiro tem mais medo de andar nas ruas e de ficar com o vidro do carro aberto.

A insegurança e a preocupação ambiental incentivaram os dois distritos de Cotia – Granja Viana e Caucaia – a fortalecer seus movimentos de emancipação. Caucaia tenta, há mais de 20 anos, se transformar em município enquanto a ideia na Granja começa a ganhar corpo.
Independência e meio ambiente.

Outro tema que uniu os granjeiros em 2013 foi o Parque Cemucam. A possibilidade de a área juntamente com o seu viveiro anexo ser doada para a prefeitura de Cotia causou preocupação. Um grupo de instituições comandada pelo MDGV – movimento de Defesa da Granja Viana, com apoio do TGV – Transition Granja Viana - organizou uma série de ações com o intuito de mostrar a inviabilidade da ação. Moradores de Cotia e da Granja foram até a capital conversar com vereadores pedindo que a doação não se concretizasse, alegando falta de orçamento e de condições de Cotia cuidar da área de maneira adequada. Por enquanto, a iniciativa de manter o parque administrado pela capital teve sucesso.

Mas nem só de problemas viveu a Granja em 2013. Foram muitos eventos culturais e esportivos e festas que movimentaram a região. Entre elas, a Hora do Planeta, uma ação do TGV com Vila da Mata, crianças das ONGs Guaçatom e da OCA em apoio à campanha do WWF – World Wild Found, a vinda pela segunda vez para Cotia da Mostra de Cinema de São Paulo, a exibição do documentário Eu Maior, entre tantos outros eventos que marcaram a vida do granjeiro neste ano.

Para 2014, muitas das batalhas travadas este ano vão continuar. O granjeiro quer proteção ambiental, segurança, saúde e educação. E também muita diversão e arte!




Notícias Relacionadas:


 
TENHA NOSSAS NOTÍCIAS DIRETO NO WHATSAPP, CLIQUE AQUI.

Pesquisar




X







































© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR