15/09/2010
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente emitiu um alerta contra as constantes queimadas que vêm ocorrendo na cidade. De acordo com a Defesa Civil de Cotia, entre julho e agosto foram registradas mais de 108 notificações no Corpo de Bombeiros local.
De acordo com o secretário Dr. Láercio Leite de Camargo, na maioria dos casos os incêndios são provocados pela população. "Queimada é crime. A Lei de Crimes Ambientais estabelece pena para quem provocar incêndio em matas ou florestas. Embora haja dificuldade na identificação do responsável, a Secretaria do Meio Ambiente pede a colaboração de toda população para que denuncie os focos de incêndio", disse. "Além de aumentar o teor de gás carbônico na atmosfera, as queimadas liberam fumaça e partículas que causam problemas respiratórios".
A Secretaria do Meio Ambiente está discutindo a formação da "Brigada contra Incêndio" como medida para proteger as matas e melhorar a qualidade do ar. "Estamos nos articulando para que os municípios vizinhos também mantenham ações para prevenir as queimadas, pois tanto o fogo como a poluição não são detidos por fronteiras, mas por ações conjuntas e pela consciência ambiental de cada cidadão", disse.
A qualquer sinal de queimada, a população pode comunicar o Corpo de Bombeiros pelo telefone 4616.8905, a Defesa Civil (191) ou entrar em contato com o Meio Ambiente pelos telefones: 0800.770.4156 ou 4614.4014.