02/07/2015
O prefeito Carlão Camargo (PSDB) junto com o secretário de obras Toninho Melo anunciou na tarde de segunda-feira (29) um projeto de melhoria da mobilidade urbana, que pretende criar alternativas principalmente para o morador da cidade sair do famigerado trânsito diário da Raposo Tavares. A ideia é criar uma paralela à Raposo ligando a Estrada do Embu ao Rodoanel.
Até o primeiro semestre de 2016, a prefeitura espera concluir a abertura de novas estradas que interligarão os bairros com rotas alternativas, como fez recentemente com a Estrada do Capuava, que ligou bairros da região central de Cotia a Embu das Artes pela estrada do Embu, caminho antes feito apenas pela Raposo Tavares. Toninho Melo prometeu a conclusão dessa ligação nos próximos meses, com o asfaltamento da estrada Luiz Silva. Essa estrada fará a interligação da Rua Coronel Luiz Rodrigues de Moraes Barros com a Estrada da Capuava e assim, o motorista que for acessar os bairros Rio Cotia e Parque Alexandra, por exemplo, poderão fazer direto pelo km 30 da Raposo.
Projeto Meandro
O principal projeto está na região da Granja Viana, na altura do Km26, onde acontece o primeiro foco de congestionamento. A prefeitura abrirá a Rua Meandro, uma travessa da Estrada do Embu, que fará a ligação com a Avenida João Paulo Ablas, no Jardim do Engenho.
O projeto mais arrojado está na região da Granja Viana, exatamente onde ocorre o primeiro ponto de congestionamento da Raposo, a subida do km 26. A alternativa criada pela prefeitura, será a abertura da Rua Meandro, uma travessa da Estrada do Embu, na região do Jardim Torino que fará a interligação com a avenida João Paulo Ablas, altura da rua dos Esquilos, no Jardim do Engenho.
A segunda ligação será entre a Estrada dos Galdinos e Walter Steurer (antiga Espigão), que segundo Toninho Melo, já está em andamento. A terceira e última ligação será entre rua Howard Achesson com a Estrada dos Galdinos e com isso não será necessário ir até o final da João Paulo Ablas, para acessar a Galdinos.
Impactos e benefícios
Segundo dados da prefeitura, entre 15 e 18 mil habitantes dos bairros envolvidos no projeto serão beneficiados diretamente além de outros 40 mil usuários da Raposo Tavares.
Com a criação da nova rota, o motorista poderá se deslocar da Estrada do Embu ao Rodoanel, sem utilizar a Raposo Tavares, o que espera-se, dê mais fluidez no trânsito, sobretudo porque vai tirar os motoristas dos principais pontos de congestionamento da via, a subida do km 26 e o retorno do km 22,8 que dá acesso à Granja Viana.
Segundo o prefeito e secretário, serão necessários pelo menos 3, 5 quilômetros de desapropriações no trecho e as ruas envolvidas nessa nova rota serão revitalizadas, receberão nova sinalização e estudos de melhorias no tráfego.
Frente em Defesa da Raposo Tavares
Paralelamente a esse movimento, foi lançada, oficialmente, a Frente Parlamentar em Defesa da Raposo que definiu as datas das audiências públicas e começa a ganhar corpo.
“O próximo passo é promover audiências públicas nas cidades do eixo da Rodovia, para que junto à sociedade civil e órgãos ligados ao governo possamos encontrar a melhor solução para a mobilidade viária da Raposo Tavares”, reforçou o deputado.
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Serviço:
Para participar das discussões, acompanhar as audiências públicas e ou obter informações sobre a Frente Parlamentar, a população pode acessar a página do Facebook: www.facebook.com/frenteproraposoeregiao, ou enviar email para proraposoeregiao@gmail.com
Calendário das audiências públicas
As audiências serão realizadas na Câmara Municipal das cidades nas datas e horários descritos abaixo:
- 19/08 – 19 horas Câmara Municipal de Mairinque;
- 16/09 – 19 horas - Câmara Municipal de Vargem Grande Paulista;
- 07/10 – 19 horas - Câmara Municipal de Cotia;
- 22/10 – 19 horas - Câmara Municipal de São Roque;
- 11/11 – 19 horas - Associação Comercial de São Paulo – Distrital do Butantã –Capital;
- 25/11 – 19 horas - Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.