TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

Receba nosso informativo semanal


Aceito os termos do site.


| Anuncie | Notificações
Voltar

Animais peçonhentos... As chuvas de verão favorecem o aparecimento de animais peçonhentos dentro de casa.

20/01/2010








As chuvas de verão favorecem o aparecimento de animais peçonhentos dentro de casa. A temperatura e a umidade mais alta contribuem para atividade destes animais. As cobras, escorpiões e alguns tipos de aranha são animais ectotérmicos, ou seja, dependem naturalmente do ambiente para viver. Outro fator que contribui para a migração destes animais é a expansão imobiliária.

"Os bichos gostam do lugar deles, o fato deste animais estarem fora do seu habitat é porque estamos invadindo cada vez mais a sua área e deixando menos espaço para eles." afirmou Giuseppe Puorto, biólogo e diretor do Museu Biológico do Instituto Butantan.

Não podemos evitá-los, mas é possível deixá-los fora de casa. Mantenha o redor da sua casa sempre limpo, não acumule entulho, folhas, madeira e telhas. Fechar a soleira das portas e colocar um anteparo nelas para que o animal não entre são atitudes necessárias para se proteger. Se você morar em uma área muito infestada, vedar ralos e janelas com tela verde contra mosquitos também pode ajudar.

Puorto explicou que nenhum desses animais ataca naturalmente, eles apenas se defendem quando estão diante de uma ameaça, "por exemplo, se você colocar o dedo numa aranha ou se apoiar nela, ela vai te atacar. O caso da aranha marrom é o pior porque ela tem apenas um centímetro, então ela pode entrar na sua roupa sem você perceber". Se você for picado, o biólogo disse que antes de tudo é preciso manter a calma, lavar o local com água e sabão e se for uma picada no dedo ou no pé procure elevá-los. Recorra imediatamente ao hospital Vital Brasil do Instituto Butantan.

De acordo com Puorto, existe uma categoria que estabelece com quais animais devemos tomar mais cuidado. As cobras podem dar mais problema por causa da ação do veneno e pelas sequelas que pode deixar. A aranha marrom também é preocupante, mas causa apenas 50 acidentes por ano. Já o escorpião é muito perigoso porque se reproduz muito fácilmente, principalmente quando se trata da fêmea amarela, porque ela não precisa do macho para se reproduzir, "mas cada acidente é um acidente, por exemplo, se uma aranha picar uma criança, o caso é mais grave".

Em relação ao controle biológico, Puorto afirmou que os gambás e gaviões são os predadores naturais das cobras. As aranhas possuem um grande número de inimigos naturais que variam de acordo com a espécie de aranha. Por exemplo o predador natural da Aranha-Marrom é a lagartixa. Os vertebrados serão, se não o mais importante, certamente um dos mais importantes grupos de inimigos naturais das aranhas. Quase todas as aranhas podem fazer parte da dieta de sapo, cobras, lagartos, ratos e gatos.
Sapos, corujas, quatis, saguis, seriemas e gambás são os predadores dos escorpiões. Desses, o que vive mais próximo de áreas urbanas e rurais é o gambá. Galinhas, principalmente as d"angolas, também agem como predadoras.

De qualquer forma você não pode deixar que a sua casa proporcione alojamento e comida para que esses animais se instalem e se reproduzam, portanto, a limpeza é fundamental.

Não deixe os animais invadirem seu espaço. Respeite o deles, cuide bem do seu e viva em harmonia com a natureza.

O leitor José Geraldo Barbosa Jr. (jgbjunior@uol.com.br) nos enviou a seguinte informação:

"Há em nossa região a presença de uma lagarta (taturana) venenosa que pode causar a morte por distúrbio de coagulação. Trata-se da "Lonomia oblíqua", bastante comum nos estados do sul do Brasil, e seu veneno é inoculado pelo simples contato da pele com a sua superfície. A lagarta é um estágio da maturação das mariposas, vive em colônias nos troncos das árvores e, pela sua cor, é de difícil visualização.
Agradecemos a colaboração.


Serviço
Hospital Vital Brazil, do Instituto Butantan - Assistência médica gratuita e orientação telefônica 24 horas por dia. - Av. Vital Brasil, 1500 - Butantã - Fone: 3726-7962, 3726-7222

Marina Novaes


Fotos: Ligia Vargas


Notícias Relacionadas:


 
TENHA NOSSAS NOTÍCIAS DIRETO NO WHATSAPP, CLIQUE AQUI.

Pesquisar




X







































© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR