15/08/2023
Operador Nacional do Sistema (ONS) órgão responsável pela administração do fornecimento elétrico no país, diz que uma falha às 8h31 afetou o fornecimento de energia para estados do Norte, do Nordeste e do Sudeste. A causa ainda não foi informada.
Causas estão sendo apuradas
Em nota, o Operador Nacional do Sistema disse que uma ocorrência às 8h31 interrompeu a carga em estados do Norte e Nordeste, afetando também os do Sudeste.
"As causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas. A recomposição já foi iniciada em todas as regiões e até às 9h16, 6 mil MW já foram recompostos [dos 16 mil MW afetados]", informou o órgão.
A Copel, empresa que distribui energia no Paraná, emitiu nota:
"Por volta das 8h30, o ONS realizou um corte de carga em diversos estados do Brasil, em função de um problema na interligação do sistema elétrico entre as regiões Norte - Nordeste e Nordeste - Sudeste. Esse mecanismo de corte de carga é conhecido como Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC) e atua preventivamente, quando necessário, para evitar impactos maiores no funcionamento do sistema elétrico nacional",
O ERAC ocorre em duas situações: uma quando temos perda de geração muito grande, outra quando há algum problema em uma linha de transmissão. A linha de transmissão escoa a energia para os grandes centros urbanos, então, quando são perdidas essas linhas, o sistema fica instável.
Para que não ocorra um apagão geral no país, são feitos cortes programados, de maneira que determinados centros de consumo são desligados, principalmente aqueles que têm menos impacto. O procedimento é feito para manter o sistema em pé até ficar estável.
Segundo o coordenador do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), José Marengo, a causa do apagão deve ser operacional, pois não há um alerta pela seca, por exemplo, que pudesse impactar a produção e distribuição de energia.
Apesar do baixo nível de chuva, não estamos em uma situação de seca extrema, principalmente na região nordeste, que foi onde começou o apagão", explica.
Leitores de vários pontos da Granja Viana também relataram estar sem luz como José Félix de Oliveira e Av. São Camilo próximo a Fazendinha.