Escolher a "Comissão de Frente" da sua casa não é uma coisa fácil!!! Afinal, é ela que vai dar o tom e o glamour de todo "samba enredo" do seu lar...a "árvore da entrada" pode até virar o ponto de referência da sua casa " ou seu apelido a se carregar por muitos anos na vizinhança"...quem???? Aquela, da árvore amarela na porta, que linda não é, menina!!???""
Por isso todo cuidado é pouco, escolha bem, estamos escolhendo e elegendo algo com vida, não é fácil remover se não "ficar como você imaginava..." Pesquise e estude a espécie que você quer e veja se é viável seu plantio no espaço que você tem. Com certeza o Flamboyant remete boas lembranças a todos, árvore sobreira, florada maravilhosa...Mas não para a sua calçada, seu crescimento é rápido, seus galhos não são resistentes e podem cair em cima de um carro, de alguém...Suas raízes rompem qualquer obstáculo, canos e pisos também. Neste setor do jardim precisamos pensar primeiro com a cabeça depois o coração, a Natureza tem leis mesmo que não quisermos dar atenção a elas. Aí vão algumas dicas:
 Raízes vigorosas demais para a calçada |
- Raíz: primeiro ponto para se observar é como vai se comportar a raiz da árvore eleita. Raízes da superfície muito vigorosas podem ser também invasivas. Estoura calçada, encanamento, e lá se vai....Como o conhecido Fícus benjamim, flamboyant, falsa seringueira, Paineira...
 Ipê Amarelo, nativo da Mata Atlântica |
- Porte: Observe se passa fio próximo ao lugar que quer plantar sua árvore. Caso sim, escolha árvores de pequeno e médio porte .Para assim quando crescerem não serem vítimas das "podas sem lei" feitas pela Eletropaulo, Prefeituras ,as vezes até por jardineiros da manutenção do condomínio. Uma poda desordenada, sem se preocupar com a planta , finda por multilá-la e as vazes mata-la.
Porte pequeno: Resedá, Manacá, Manacá de cheiro, Quaresmeira.
Porte médio: Jasmim manga, Acácias em geral, Calistemo, Grevilha, Ipê amarelo e Palmeiras(eesas não perdem as folhas, nem no inverno).
Porte grande: Jacarandá mimoso, Ipê rosa , roxo e branco, Sibipiruna, Pau-formiga.
- Frutíferas: É muito chic receber visitas já lhe oferecendo alimento...As frutíferas ficam muito bem neste papel. Mas escolha sempre pensando que é um lugar onde pessoa passam , aproveitam a sombra....Um Abacateiro, uma Jaqueira, Mangueira... seus frutos são muito pesados e podem causar acidentes. Eu gosto muito da Pitangueira, Romã, Araçá, Acerola, Laranjinha Kinkan... Elas tem flor,fruto e estão sempre rodeadas de pássaros borboletas, macaquinhos, esquilinhos...
- Espaço que ocupa: A sua árvore também não deve ser daquelas que se espalham e tomam conta da calçada fazendo o pedestre ter que ir a rua.... Como a amoreira, a espirradeira. O ideal é que sua formação seja de tronco e copa. Cuidado também para não escolher as que tem espinhos...
- Folhas: Se a entrada da sua casa é de piso claro e que pede sempre uma boa varrida, atenção para não aumentar seu serviço!!Árvores de folhas miúdas formam um tapete de folhas minúsculas bem chatinha de varrer, pricipalmente no Inverno quando a maioria perde suas folhas. As folhas como as da Magnólia, Chapéu de Sol, Pata de vaca são largas sujam menos e fáceis de varrer.
- Nativas: Se você está sem idéia e não sabe nem por onde começar sua pesquisa . Eu sugiro que dê uma estudada nas árvores nativas da nossa região . Não se esqueça que moramos na Granja Viana nossas matas fazem parte da Mata Atlântica, escolher uma nativa temos a vantagem de não ter problema de adaptação e o crescimento é muito mais rápido e saudável.
Quaresmeira, Manacá da Serra, Acácia mimosa, Stifia (rabo de Cotia), Aroeira.....olha a comissão de frente aíííííí gente!!!!!!!! Já chegou chegando!!!!