TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

Receba nosso informativo semanal


Aceito os termos do site.


| Anuncie | Notificações
Voltar

Asfalto absorve água da Reproduzimos abaixo matéria publicada no blog Planeta Sustentável, ligado à Revista Superinteressante.

15/03/2011








Reproduzimos abaixo matéria publicada no blog Planeta Sustentável, ligado à Revista Superinteressante. A Granja ainda não sofre com enchentes de mesma intensidade que São Paulo, mas pensamos que é uma ideia inovadora, que poderia ser colocada em prática principalmente por condomínios, para compensar o impacto ambiental que causam ao serem implementados na região. A medida diz respeito principalmente à questão da permeabilidade do solo, problema sério na capital paulista que leva a cidade a enfrentar graves, porém comuns, como este da foto ao lado.

Confira a matéria:
As áreas de várzea dos rios foram assoreadas, o volume das chuvas aumentou e as enchentes estão cada vez mais comuns em todos os cantos do Brasil e do mundo. Quem criou o problema fomos nós e nada mais justo do que encontrarmos uma solução para, pelo menos, minimizá-lo. Foi o que fez o pesquisador José Rodolpho Martins e sua equipe, ao desenvolver a CPA - Camada Porosa de Asfalto.

A invenção do profissional, que trabalha no Departamento de Hidráulica da USP - Universidade de São Paulo, é simples: um pavimento com pequenos vãos, que não afetam a qualidade do asfalto, capazes de absorver a água da chuva e armazená-la, entre uma camada e outra de pavimento.

Em algumas horas, toda a água da chuva é "chupada" por um sistema de drenagem, instalado no momento da pavimentação, que encaminha o recurso para as galerias pluviais. Assim, a CPA é capaz de evitar ou, ao menos, minimizar as enchentes e, consequentemente, todos os estragos que a acompanham.

A técnica já foi implantada, com sucesso, em um dos estacionamentos da USP, mas possui uma falha, reconhecida pelos próprios pesquisadores: o preço. O custo da instalação da CPA chega a ser 25% maior do que o de um pavimento comum. Mas os benefícios também prometem ser bem maiores. Será que o governo vai se interessar?

Fonte: Débora Spitzcovsky/Planeta Sustentável
Foto: Frederic Jean


Notícias Relacionadas:


 
TENHA NOSSAS NOTÍCIAS DIRETO NO WHATSAPP, CLIQUE AQUI.

Pesquisar




X







































© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR