16/06/2016
Cotia está prestes a dar um importante passo em relação à saúde e ao saneamento da cidade. Na tarde da última sexta-feira (10/6), a Prefeitura assinou, junto à Sabesp, o protocolo de intenções para implantação do Programa Córrego Limpo, que prevê a despoluição dos córregos urbanos e preservação dos recursos hídricos.
Esta assinatura significa o encaminhamento da abertura do convênio entre a administração municipal e a companhia, instrumento pelo qual se tornará possível a execução do projeto de recuperação, que em Cotia se chamará Riacho Vivo.
Com a vinda do programa para Cotia, milhares de moradores serão beneficiados. O bairro Nakamura Park será o primeiro a receber as melhorias, configurando um projeto piloto desenvolvido em parceria com a população. Os trabalhos de discussão devem começar imediatamente.
O superintendente da Sabesp, Aurélio Fiorindo Filho, representou a companhia e parabenizou a administração pela iniciativa. “Cotia é o 2º município do Estado de São Paulo a receber o Programa Córrego Limpo. Além da intenção da gestão, despertar a consciência da população também é muito importante. É um trabalho a ser desenvolvido mutuamente entre a Prefeitura e os habitantes”, explicou.
O próximo passo será a assinatura do convênio entre a Sabesp e a Prefeitura de Cotia, que deverá acontecer dentro de 30 dias. Até lá, entrará em pauta a discussão do planejamento das áreas que receberão o projeto e quais obras serão executadas.
O Projeto
O Programa Córrego Limpo prevê o aprimoramento dos sistemas de esgotamento sanitário do entorno dos córregos. Desta forma, a Sabesp deverá realizar obras de prolongamento de redes, coletores e interceptores, além de aumentar o número de ligações domiciliares de esgotos.