13/01/2011
O IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), recolhido todo início de ano, sofrerá neste exercício de 2011 um aumento de valor, tanto em Carapicuíba quanto em Cotia.
Cotia
Em Cotia, a primeira parcela do imposto vence no próximo dia 20. O valor, cujo reajuste acompanha o IPCA - Índice de Preços ao Consumidor Ampliado, aumentou em 5,91%, mais de 3 pontos acima do reajuste do ano passado. Com isso, a Prefeitura espera aumentar em 15% a arrecadação.
Segundo a Secretaria de Finanças, 70 mil carnês já foram emitidos e estão sendo distribuídos desde meados de dezembro. Este ano foram emitidos 6 mil carnês a mais que o ano passado, o que representa um aumento de 9,15% de imóveis registrados no Cadastro Imobiliário da cidade.
Quem optar pelo pagamento à vista terá 10% de desconto para quitação até o dia 20/1. NO caso de parcelamento, sem desconto, o contribuinte pode faze-lo em até 12 meses. O pagamento poderá ser feito em qualquer agência bancária ou casa lotérica, respeitando-se a data de vencimento das parcelas.
Quem ainda não recebeu o carnê ou deseja revisão deve comparecer a o posto de atendimento da Prefeitura, localizado na Avenida Professor José Barreto, 25 - Centro (tel: 4616-8522 - 4616-3326). Emissão da segunda via do carnê pode ser feita no site da Prefeitura (www.cotia.sp.gov.br).
A não-quitação integral do IPTU implica na inscrição do débito na dívida ativa do município, além de pagamento de multas, juros e correções monetárias.
Carapicuíba
A Prefeitura de Carapicuíba publicou no final de dezembro a Lei 3057/2010, que institui a nova Planta Genérica de Valores (PGV), atualizando a base de cálculo do valor venal do imóvel para a tributação do IPTU.
De acordo com o prefeito Sergio Ribeiro, a publicação da lei era necessária para que a tributação acompanhasse a valorização dos imóveis da cidade, que ocorreu nos últimos anos, e passasse a se utilizar parâmetros mais modernos para aferir o valor dos edifícios e terrenos. Os parâmetros utilizados até o ano passado eram de 1983.
Neste ano, a distribuição dos carnês de IPTU será feita em lotes e os primeiros chegarão nas casas a partir de 20 de janeiro. Os outros serão entregues a partir de um cronograma a ser estabelecido pela Prefeitura.
Texto: Cotiatododia e Helton Alves