TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

Receba nosso informativo semanal


Aceito os termos do site.


| Anuncie | Notificações
Voltar

Avós são para sempre

25/07/2023



Por Ana Alcantara

Estefania fazia sonhos, criava galinhas, tomava cerveja e reclamava um bocado. Anatoli, seu marido e meu avô materno, foi marinheiro e dono da primeira tatuagem que vi. Tudo consertava e fazia magias em sua oficina ao lado da horta com dois ímãs gigantes. Uma casa pequena na zona leste paulistana que tinha cor, aroma e porta de entrada pela cozinha com cortina de plástico verde e meio estranho. Ambos dançavam, ambos se foram e deixaram para mim uma porção de detalhes imensos que me fazem sentir pertencente à história, costumes e jeitão da minha família materna. Meus avós por parte de pai faleceram antes mesmo do meu nascimento e este senso familiar é muito mais embutido e pouco aparente na minha trajetória. Desconfio que a falta de convivência com meus avós tem a ver com isso.

Dia 26 de julho é dia dos avós e não por acaso, dia de São Joaquim e Santa Ana, os avós de Jesus Cristo. Essa data tem origem portuguesa e o intuito é honrar e agradecer a ancestralidade. Foi no ano de 2021 que pela primeira vez foi comemorado o Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, data instituída pelo Papa Francisco com o tema mundial:  “Dão frutos mesmo na velhice”; um convite para o rompimento dos estereótipos de que os avós e as pessoas idosas em geral não são capazes de realizar coisas novas, ter novos hábitos e serem engajados socialmente.

“Ser avó é a sobremesa da Vida”, disse Mônica Rosales, fundadora da Associação São Joaquim de Apoio à Maturidade, que se prepara para sua envelhescência aprendendo a conviver, sentar no chão para brincar,  tocar violão pela primeira vez depois de 60 e, cheia de propósito, colocar muita vida no tempo de pessoas de todas as idades. 

Qual pessoa idosa você pretende ser?

A partir desta reflexão dá para se programar melhor. Eu mesma pretendo ser alegre, alongada, curiosa, ativista, tranquila e um porto de escuta para meus filhos, que se o Infinito eterno permitir, também porto para minhas netas e/ou netos. E você? Quais pessoas com mais de 60 anos você admira? O que elas fazem ou são para gerar a sua admiração?

Dados do IBGE nos fazem lembrar que em 20 anos a população idosa no país terá dobrado, que as pessoas têm cada vez menos filhos e que a medicina avança, deixando a humanidade mais longeva. Este mesmo país bate recorde em cirurgias plásticas no mundo, conforme a Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS), com aproximadamente 1,5 milhões de cirurgias ao ano. A devoção à juventude eterna, tropical e sexy, o idadismo (preconceito com pessoas idosas) e o silêncio sobre a Morte  fazem do Brasil um país bem difícil para envelhecer.

Pesquisas científicas mostram que a convivência de diferentes gerações promove melhora na cognição e estado de humor de idosos, e a noção de empatia e escuta para os mais jovens. A troca de experiências dos mais maduros com os mais jovens (e vice versa) trazem o resgate da história pessoal e da comunidade, o fortalecimento de laços afetivos e a transferência de cultura e valores, favorece a construção de uma sociedade mais respeitosa, afetiva e tolerante em todos os ciclos da vida.

Neste dia dos avós, vou olhar  para o mar de Anatoli, fazendo a receita dos Sonhos de Estefania, sonhando em ser avó, em ganhar vitalidade e cada vez mais ter amigas e amigos de todas as idades para que possamos juntos, honrar a Vida do começo ao final. 


Fontes:

Associação São Joaquim de Apoio à Maturidade

Estudo intergeracional SESC

Agradecimento: Dia da FelizIdade no Parque da Mônica


Notícias Relacionadas:


 
TENHA NOSSAS NOTÍCIAS DIRETO NO WHATSAPP, CLIQUE AQUI.

Pesquisar




X



































© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR