08/06/2016
A manhã da segunda-feira, dia 06, foi atípica para as crianças do Projeto Âncora. Elas inauguraram a nova pintura do Kartódromo da Granja Viana, pincelando os retoques finais, ao lado do piloto Rubens Barrichello e de um mutirão de 50 pessoas. Henrique “EDMX” Montanari foi o artista responsável por transferir os desenhos que, produzidos por quatro crianças da instituição, deram cor ao muro de entrada do KGV.
A ação foi realizada pelo projeto “Tudo de cor”, da Coral, e é fruto de uma parceria entre a marca de tintas e o projeto IBKart, do Instituto Barrichello. “Esperamos que o colorido possa contribuir ainda mais para melhora da realidade delas”, disse Marcelo Abreu, gerente de marketing institucional da AkzoNobel Tintas Decorativas e líder do projeto.
Após a pintura simbólica do muro, os convidados participaram de uma corrida de kart. O primeiro colocado masculino e feminino estavam concorrendo a 80 litros de tinta a serem doados a uma instituição. Nós, do Site da Granja, participamos e, para nossa felicidade, Andreia Lopes da nossa equipe garantiu o primeiro lugar entre as meninas! Direcionamos o prêmio, com o maior prazer, para o Projeto Âncora. “É muito bom contar com este apoio, que traz mais colorido, arte e sonho às crianças”, comentou o piloto.
Conheça o Projeto IBKart na Granja
Aqui em Cotia, por meio do kart, o IBKart ajuda a desenvolver a concentração, a disciplina, a perseverança, a determinação, o raciocínio e, principalmente, o trabalho em equipe de crianças atendidas pelo Projeto Âncora. Durante os seis anos de trabalho, mais de 400 crianças já participaram do projeto.
Durante seu processo de formação, elas passam por três oficinas antes de começar a pilotar o kart. A primeira é a Oficina da Roda. Nela as crianças refletem como a roda mudou as relações humanas, além de produzirem objetos que a envolvem. A segunda é a Oficina de Skate, onde, por meio de brincadeiras, elas se desenvolvem do ponto de vista físico e motor para melhorar sua consciência corporal.
A próxima é a Oficina de Piloto, a qual conta com o apoio de um psicólogo que as preparam para pilotar além do carro, a própria vida. Por fim, a tão esperada Oficina de Kart. Nela as crianças aprendem de forma prática os conceitos de pilotagem e refletem sobre o que acontece na pista e o que ocorre na vida. Hoje o IBKart conta com um time de cinco profissionais: dois educadores físicos, um assistente social, um psicólogo e um professor de kart.
Conheça o Instituto Barrichello
Durante entrevista, Rubinho compartilhou a história de como surgiu o Instituto Barrichello, do qual o Projeto IBKart faz parte. “Estava voltando de assistir a uma corrida, quando passei por um menino. Imediatamente meu pai pediu para que eu entregasse meu casaco àquele jovem. Foi o que fiz. Um tempo depois, quando o reencontramos, estava muito frio e perguntamos sobre a blusa. Ele nos respondeu que seu pai o havia vendido para trocar por bebidas. O Instituto nasceu naquele momento. Prometi para mim mesmo que, quando tivesse condições, faria algo por jovens como ele”, contou o piloto que veio de uma família de classe média baixa, da região de Interlagos, zona sul de São Paulo.
Atuando em rede com organizações sociais, movimentos e escolas públicas localizadas em bairros com registro de alta vulnerabilidade social e econômica, o Instituto desenvolve outros projetos, promovendo cidadania participativa, ampliação da consciência de direitos e deveres, cultura de paz e o estímulo de ações protagonistas. Temos o Esporte, a Atividade Física e o Brincar como ferramenta de transformação que promove educação, desenvolvimento humano e gera qualidade de vida. Hoje beneficiamos 1500 pessoas semanalmente em 5 projetos, alcançando 15 comunidades em São Paulo.
Serviço:
Projeto IBKart
Instituto Barrichello
Projeto Tudo de cor
Projeto Âncora