25/03/2013
Uma história que poderia ser apenas triste, se transformou em uma prestação de serviços com linguagem leve, e em alguns momentos até divertida. Aos 11 anos de idade e morador da Granja Viana há pouco mais de dois, Anúbis, um vira-lata de porte grande e perfil atlético, perdeu, de uma hora para outra, os movimentos das patas traseiras e parou de andar. Vítima de problemas de coluna associados a um câncer ósseo, ele que corria todos os domingos no Cemucam, agora fica dentro de casa enquanto aguarda a chegada de sua cadeira de rodas, que está sendo fabricada em Minas Gerais.
A novidade mudou tanto a vida do cachorro quanto da família. Novas acomodações, fisioterapia, nova rotina, fraldas etc. Por mais que os tratamentos veterinários estejam avançados ainda há pouca informação sobre como conviver bem com um animal com esse perfil. Como é possível dar boa vida para o pet sem que isso seja um obstáculo na qualidade de vida das pessoas da casa. Essas e outras dicas como exercícios caseiros de fisioterapia descritos passo a passo, transporte,higiene diária, acomodação ideal, o que levar na hora de um passeio, dicas de produtos e de onde comprar foram reunidas em um blog, que continua sendo alimentado conforme avança a recuperação do cão. O objetivo é facilitar a vida de quem convive com um animal nessas condições.
Bastante ilustrado e mostrando o cão quase sempre em situações de bem-estar, o blog "Anúbis: de atleta a cão paraplégico" inclui ainda as travessuras do cachorro em sua nova condição. Narra, por exemplo, o dia em que ainda se acostumando com os movimentos parciais ele prendeu o corpo na mesa da sala de jantar arrastando a mesa e tudo que encontrava pela frente, provocando uma reviravolta no interior da casa. Outros temas tratados são o estado emocional dos donos e como manter a rotina da casa com o menor número possível de mudanças.
Para acessar o blog, clique aqui