TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

Receba nosso informativo semanal


Aceito os termos do site.


| Anuncie | Notificações
Voltar

Café Ambiental une diversos setores a favor do ASG

04/04/2024



Dia 3 de abril aconteceu o 5º Café Ambiental, na sede do SENAI na Granja Viana com uma agenda  diversa, descontraída e motivadora . Foram cerca de 70 pessoas, entre sociedade civil, empresas da região, poder público e terceiro setor que participaram de palestras, ganharam brindes em sorteios, fizeram perguntas e networking sobre o tema ASG (Ambiental, Social e Governança), cada vez mais importante em tempos de extremos climáticos, numa cidade como Cotia, onde 1/3 de seu território é uma floresta com uma represa que abastece cerca de 400 mil pessoas de água.

Nesta edição dedicada à atuação feminina, a abertura, após o café da manhã,  foi dada por Mauro Daffre, diretor NÓS e Coordenador de Comunicação GS, com mediação de Sonayde Lacerda - Gerente de sustentabilidade da Spirax da América Latina, Coordenadora de Planejamento GS e mentora do programa “Elas na Indústria” da FIESP.  Noemi Nishida Del Nero, diretora Delpak, Agnaldo G. Pereira, Secretário do Meio Ambiente de Cotia e Ana Alcantara, jornalista do Site da Granja e ativista socioambiental atuante no grupo MulherAção, também participaram da apresentação. “Vamos lançar o Selo Verde que irá certificar as empresas que respeitam as leis ambientais municipais, estaduais e federais”, afirmou o secretário Agnaldo, dando a data de 5 de junho para o lançamento. 

A primeira palestra foi com a professora, economista e cientista política Cristina Amorim. Na sua explanação,  compartilhou a importância dos dados para resolver problemas complexos. “Entender a realidade, objetivando a ação”, diz Cristina. Em sua palestra precisa e repleta de conteúdos, os presentes puderam aprender mais sobre a importância das medições, desde o levantamento dos problemas até o aferimento dos resultados. 

Deborah Mendes do setor de sustentabilidade da Saint-Gobain Brasil e Tek Bond, trouxe o tema da Economia circular dentro destas empresas que têm por princípio “Contribuir para um mundo descarbonizado, fazendo mais com menos e viabilizando casas melhores, mais eficazes ambientalmente e mais seguras para todas as pessoas”, como demonstrou em sua apresentação, dando os exemplos práticos de reciclagem e de recursos renováveis aplicados pelas empresas. 

O terceiro palestrante foi o jovem engenheiro mecatrônico, Lucas Monteiro da YÁGUA que dissertou sobre o desperdício de água e as soluções que podem ser feitas para sanar este problema dentro das empresas. “O desperdício de água chega a 40%, precisamos olhar para isso com seriedade”, comenta Lucas. Sua star-up desenvolve soluções para o gerenciamento eficiente, tecnológico e correto, para o controle de perdas e diminuição do uso excessivo dos recursos hídricos.

Marise Uemura, doutora em administração, empreendedora socioambiental e co-fundadora do movimento “Juntos Vamos Mais Longe” , inovadora iniciativa que une o terceiro setor da região em uma plataforma para que empresas e pessoas físicas conheçam as 62 instituições cadastradas e que possam eleger as causas que mais fazem sentido para apoiar, observa: "Um dos propósitos do movimento é justamente dar visibilidade às organizações que atuam no terceiro setor. Esperamos que as "sementes" plantadas neste evento se transformem em bons frutos em breve. O potencial da nossa região é enorme, há projetos de vários portes disponíveis, precisando de diversos tipos de apoio, desde voluntariado até apoio financeira". 

O fechamento do evento ficou com Estela Brugnera que dissertou sobre educação ambiental em prol da Conscientização ao Bem-estar Animal. Ela é diretora da Star Planet Projects que, entre outras atuações, leva a iniciativa do dia do PET nas empresas, gerando ativos ambientais e interpessoais em seus eventos.

O grupo de sustentabilidade é um grupo diverso que se propõe a gerar reflexões e chamar para ação toda a sociedade em seus diversos setores e assim motivar e sensibilizar para o tema vital da ASG . “Eu só acredito na mudança e no impacto quando todo mundo se une a favor do bem comum”, diz Sonayde Lacerda e complementa: “Estou vendo uma evolução nos nossos cafés, vamos ganhando mais adesões, atraindo mais patrocínio e pessoas novas chegando, isso denota que estamos no caminho certo”. Mauro Daffre também celebra os resultados “Estou muito feliz com o crescimento do Grupo de Sustentabilidade do CIESP Cotia que completará 1 ano no próximo dia 05/06 (Dia do Meio Ambiente), sinto que nossa dedicação com o apoio das empresas da região, autoridades locais, membros da comunidade civil, ONG’s e da imprensa, tem apresentado resultados práticos em termos de sustentabilidade e ASG.”


O Site da Granja é um dos apoiadores do Café Ambiental.



Notícias Relacionadas:


 
TENHA NOSSAS NOTÍCIAS DIRETO NO WHATSAPP, CLIQUE AQUI.

Pesquisar




X

































© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR