24/05/2017
Contrariando os boatos que circularam nas redes sociais na semana passada, de que a maioria dos vereadores de Cotia aprovaria as contas de 2013, do mandato de Carlão Camargo (PSDB), rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Estado, a Câmara Municipal dos Vereadores de Cotia rejeitou, também, ontem (23/05), por quase unanimidade as contas do ex-prefeito. O quase ficou por conta da abstenção da vereadora Ângela Maluf, que tendo rejeitado o seu pedido de vistas ao processo, se absteve de votar, o que gerou, inclusive, muitas vaias dos munícipes presentes.
Com a Casa de Leis lotada e voto aberto, os outros 12 foram aplaudidos euforicamente a cada voto. Eles seguiram o voto da Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara de Cotia formada pelos vereadores Marcos Nena (PMDB), Marcinho Prates (SD) e Edson Silva (PRB), que desde abril vêm analisando um parecer do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo rejeitando as contas da gestão Carlão Camargo.
Conforme publicamos em abril, o parecer do Tribunal de Contas apontava “vários problemas em diversos contratos nas áreas de saúde, transportes e educação” e, diante disso, a comissão decidiu por unanimidade acompanhar o voto do Tribunal solicitando explicações ao ex-prefeito.
A defesa apresentada parece não ter convencido a Casa. Chegada a vez do voto de todos os representantes do povo, já que graças a uma decisão do Supremo Tribunal Federal, em 2016, hoje cabe às Câmaras de Vereadores o poder de aprovar ou rejeitar as contas dos prefeitos, a decisão foi pela rejeição. Com as contas reprovadas, CARLÃO fica inelegível por 8 anos e vê cair por terra o seu sonho de se eleger Deputado Federal em 2018.
No entanto, de acordo com o advogado do ex-prefeito, Dr.Francisco Festa, ainda cabe recurso à decisão. Vamos aguardar os próximos capítulos!
Fotos: Cloves Ferreira