13/02/2023
Na tríplice fronteira de Carapicuíba, Jandira e Barueri, por onde passa o Rio Cotia, no limite do condomínio Fazendinha, recebemos uma grave denúncia de aterro de entulho em área de proteção ambiental. "Carapicuíba e Jandira estão invadindo a margem do rio. Todo dia caminhões de Jandira estão jogando entulho para aterrar as áreas de preservação. Moradores da Rua das Hortênsias, Glicínias e Petúnias estão com a água subindo nos quintais (esgoto), pois o rio está sendo tampado pelo lixo e aterro de entulho. Sábado passado havia um baile funk na invasão da mata/rio e ninguém dormiu.", relata moradora e continua: "Temos a prova do caminhão com placa de Jandira jogando o entulho para aterrarem tudo".
A paisagem do Google Earth da matéria está desatualizada, pois o aterro clandestino tomou parte do rio e estão chegando nas casas do entorno, onde há uma fronteira com casas de alto padrão e ocupações.
Numa rede social outra moradora aponta: "Total descaso das prefeituras com destruição de área verde e rio Cotia afetando a natureza e os vizinhos! Estamos com inundação e invasão de águas no condomínio. Total descaso e irresponsabilidade ambiental. Prefeituras avisadas, comunicados há mais de ano e nenhuma atitude tomam. Uma vergonha!!!"
Como se trata de uma área com abundância de recursos hídricos e pertencente a três municípios, a natureza e os moradores ficam a mercê de novos acontecimentos e inundações que aumentaram demais após as ocorrências de aterro clandestino.