03/12/2009
Dia 25 de novembro foi o Dia D contra dengue em Cotia e os integrantes das secretarias de Saúde e Educação desenvolveram uma série de ações e estratégias para mobilizar a população.
O Departamento de Vigilância Epidemiológica quer fortalecer a campanha "Dengue Mata" para manter a população informada e prevenir a transmissão da doença. Se as pessoas tiverem o hábito permanente de combate aos criadouros do mosquito transmissor e evitarem a água parada em vasos de plantas ou a caixa d´água destampada, estarão adotando medidas preventivas. É necessário conscientizá-las desse fato.
Os agentes da vigilância sanitária municipal realizarão uma inspeção nas casas da população para auxiliar na eliminação dos criadouros. Além disso, uma ampla divulgação dos cuidados preventivos será feita em eventos, órgãos públicos, mídia local, encontros de lideranças religiosas e comunitárias.
Algumas pessoas têm medo de permitir a entrada dos fiscais em suas casas, por receio de assaltos, mas essa visita é indispensável para orientar a população a respeito da gravidade que a falta de cuidados com a água proporciona. Para identificar o Fiscal da Dengue basta verificar se o carro é da prefeitura, se eles utilizam um uniforme com o logo da saúde, de agente da vigilância sanitária, e se são apresentados crachás com o nome e a foto dos fiscais. Se mesmo assim você não se sentir seguro, há a possibilidade de ligar para 4616-1889, telefone do Departamento de Vigilância Sanitária, para confirmar. Pode acontecer do carro não ser da prefeitura, mas os fiscais estarão de uniforme e crachá.
Deixe o fiscal entrar! Dessa maneira você colabora com a luta contra a dengue, contribuindo para o bem-estar da sua família e de todos.
Por Marina Novaes