27/07/2010
Com a Lei da Ficha Limpa em vigor nestas Eleições 2010, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou um total de quase 3 mil impugnações de registros de candidaturas em todo o país.
A vitória da Lei da Ficha Limpa, aprovada graças à coleta de quase 2 milhões de assinaturas de cidadãos em todo país, mostra que a sociedade brasileira não mais aceitará na vida pública, políticos que não tenham bons antecedentes criminais ou que não estejam comprometidos com o bem estar da sociedade.
O estado de São Paulo tem até o momento 15 candidaturas impugnadas, sendo 12 de deputados estaduais e 3 de deputados federais. A cidade de Cotia teve uma candidatura impugnada pela justiça eleitoral, a de Joaquim Horacio Pedroso Neto (Quinzinho), candidato a deputado estadual, por se enquadrar nos critérios de inelegibilidades previstos na Lei da Ficha Limpa, segundo a Justiça Eleitoral. À decisão ainda cabe recurso e o mesmo tem um prazo de 7 dias para apresentar defesa.
O Movimento Voto Consciente tem sido um grande articulador do processo de orientação do eleitor para o exercício da cidadania e participação política consciente dos cidadãos, especialmente em tempos de eleição.
Com esse mesmo propósito, será lançado no dia 29/7 o site da Ficha Limpa - fichalimpa.org.br, pela Articulação Brasileira Contra a Corrupção e a Impunidade (Abracci) e apoio do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE). No site, os próprios candidatos se cadastrarão voluntariamente e apresentarão uma página eletrônica de acesso público, com informações atualizadas semanalmente sobre as doações e gastos de sua campanha eleitoral, que poderá ser consultada por qualquer eleitor do país.