19/03/2015
No próximo domingo, 22 de março, acontece a 2ª CantAção na cachoeira da Graça, na Reserva do Morro Grande, em Cotia. A ideia é repetir a iniciativa realizada em outubro de 2013, quando cerca de vinte membros do Movimento Vivo Morro Grande, entre comunidade local, artistas, empresas apoiadoras, cooperativa de reciclagem e ativistas ambientais, se organizaram com luvas, sacos de lixo, caçamba, enxadas, tambores, maracás, big bags para reciclagem e muita cantoria, retiraram cerca de três toneladas de resíduos da Cachoeira da Graça, em Cotia, São Paulo.
O local da cachoeira é exuberante, com grande potencial de lazer e educação ambiental, porém muitos frequentadores deixam grande quantidade de lixo na área, assim como objetos e resíduos provenientes de cerimônias das religiões afrobrasileiras. Todo esse material, depositado nas águas e matas ciliares, gera poluição no meio ambiente, criando riscos para a saúde e repulsa dos usuários que deixam de usufruir das belezas naturais que ali existem.
A Reserva do Morro Grande é uma das maiores florestas urbanas do mundo, brindando a humanidade com sua biodiversidade única. Apresenta vegetação de Mata Atlântica em vários estágios, trechos de cerrado e muita água. Protegida desde 1912 abriga cerca de 10.600 hectares e forma um importante corredor ecológico ligado à Serra do Mar seguindo até o Paraná.
O vertedouro da Graça integra o Alto Cotia, importante manancial que abastece cerca de 500.000 pessoas, produzindo água para seis municípios e protegido pela Reserva do Morro Grande sob gerência da SABESP. Se existe a intenção de se limpar os rios de São Paulo, mediante tamanha crise hídrica, é preciso iniciar pelas suas cabeceiras e o Alto Cotia se encontra em lugar estratégico e preservado.
Para saber mais acesso o evento no Facebook
Quando: 22 de março (domingo) às 9h
Onde: Cachoeira das Graças. Estrada das Mulatas, nº 600. Cotia/SP
Como chegar: No km 39 da Raposo Tavares pegar a estrada de Caucaia. seguir as placas “Pólo de ecoturismo do Morro Grande-Estrada das Mulatas” até o bairro do Tijuco Preto (não entrar no “Pólo de ecoturismo- Estrada do Tabuleiro Verde” ao lado do posto de gasolina), entrar a próxima à esquerda. Esta é a Estrada das Mulatas, bem na divisa de municípios Vargem Grande/Cotia. Passar Reserva Samambaia e descer à esquerda. Subir, descer, subir, descer e andar cerca de 4km, passando por uma vila e uma ponte. Pronto. Chegou!
Bom levar: água de beber, frutas, sacos de lixo, galocha e luva.
Se puder: Instrumentos musicais, pá, enxada e repelente.
Contato: 9 9913 87 20 / vivomorrogrande@gmail.com