24/06/2010
O péssimo estado de conservação, e o trânsito causado pelo desmoronamento ocorrido na Estrada Velha de Cotia no início do ano, fez com que o engenheiro civil e morador do Condomínio Parques das Artes - Claudio Dias, tomasse a iniciativa dele mesmo elaborar um laudo técnico apontando irregularidades e dando sugestões, e encaminhasse aos órgãos competentes.
Claudio contou que fez o laudo em fevereiro de 2010 e o protocolou em 1º de março no Ministério Público de Cotia. As denúncias foram acatadas em 28 de maio e foi instaurado um Inquérito Civil para apuração de tais irregularidades, exigindo da Prefeitura de Cotia e do DER manifestações à respeito.
Claudio alega que além da má sinalização e dos problemas gerados pela obra, os próprios comerciantes locais têm amargado altos prejuízos.
As ruas São Domingos e Muniz Ferreira - no Jd. São Vicente, que foram "temporariamente" convertidas em acesso à Estrada do Capuava e também ao retorno do km 26 da Raposo Tavares, possuem "tubos" que permitem a passagem de um veículo por vez, impossibilitando que veículos mais largos passem por ali. O grande problema é à noite, quando os motoristas ficam inclusive sujeitos a assaltos, visto que a rua tem péssima iluminação, e precisam diminuir a velocidade para passar entre os tubos.Vários carros estacionados atrapalham o fluxo dos veículos que querem acessar a Estrada do Capuava
Outra reclamação que consta do laudo, é sobre o acesso construído pelo DER, no final da Estrada do Capuava, ligando com a Raposo. Segundo Claudio, a obra vai contra as próprias normas técnicas, e tem causado vários acidentes no local. "Diante disto, fica caracterizada a violação do direito constitucional de ir e vir destes cidadãos", diz o engenheiro.Congestionamento em função dos veículos e caminhões estacionados nesta estrada
Claudio propõe que sejam retirados os obstáculos (tubos) dos acessos no Jd. São Vicente, e que a Secretaria de Trânsito fiscalize mais os veículos que insistem em estacionar em cima das calçadas.Confusão formada no tráfego em decorrência da carreta estacionada e, também, dos veículos estacionados na Rua São Domingos
"Com o crescimento da região e consequentemente com o aumento da demanda de novos empreendimentos, não há o acompanhadmento da infra-estrutura. Não há esgoto, não há estrutura viária. As novas empresas são aprovadas, porém não se exige área de estacionamento, e isso causa um problema enorme no trânsito", disse Claudio.Vista Geral do desmoronamento ocorrido na pista da Estrada Velha de Cotia em decorrência das chuvas do dia 06-01-2010
Resposta da Prefeitura sobre a Estrada Velha de Cotia
Na Estrada Velha de Cotia, um trecho está sendo alargado, graças à doação pelos proprietários de uma faixa de aproximadamente dois metros. O alargamento permitirá que, nas horas de pico, o fluxo de veículos aumente.
A Secretaria de Obras também tem acompanhado de perto as obras de recuperação do trecho da estrada Velha de Cotia que foi totalmente danificada durante as chuvas do início do ano (perto do Assai). Em ritmo acelerado, o trecho deve ser entregue à Prefeitura no final de junho, quando então receberá pavimentação asfáltica. "Neste trecho, programamos a recuperação da Estrada do Embu, desde a Raposo até a rua Adolfo Wurth, com toda remodelação que há tempos tentamos fazer e que atrasou por causa desse problema da estrada. Haverá toda uma reconfiguração da estrada, com sinalização horizontal e vertical, semáforo e regularização do tráfego", explicou o secretário.
A atitude do engenheiro mostra que a comunidade, quando briga pelo seu espaço, pode fazer muito. Basta querer sair de dentro da "concha", e lutar mais pelas coisas em que acredita.
Fau Barbosa
Fotos: Claudio Dias