09/05/2024
A humanidade começou a domesticar cães há pelo menos 30 mil anos, com o objetivo de usá-los em caçadas. Aos poucos foram se tornando membros da família, permitindo o surgimento de uma forte relação emocional, que muitas vezes transpassa as fronteiras naturais entre as duas ou mais espécies. Cara de um, focinho do outro, já diz o ditado.
Essa observação fina se tornou um estudo terapêutico sistêmico de Regina Suplicy Vianna. Ela se formou médica veterinária pela UNESP, fez mestrado e doutorado na USP em Anatomia Veterinária. Como professora universitária na área de cirurgia, os “ossos do ofício” foram causando dores; foi quando Regina conheceu a Yoga em 1995. “O Yoga sanou minhas dores no corpo. Do Yoga fui para massagem e da massagem me especializei em Terapia Corporal para humanos, isso há 30 anos, quando essa abordagem era muito recente”. Regina é uma pesquisadora estudiosa de curas sistêmicas e nesse primeiro curso holístico, iniciou-se em técnicas complementares como florais, iridologia, acupuntura, Reiki, Hipnose, radiestesia e outras técnicas novas e milenares.
Os pais de Regina moram na Granja desde 1995, sendo seu avô o Niso Vianna, fundador do bairro. Neste mesmo ano, em um retiro de Yoga, conheceu o monge Tattwa, iniciaram uma história de amor e cura, viajaram pela Índia, se casaram e tiveram um filho, Nityananda Vianna Sarasvati. “Quando em 1998 compramos uma casa no miolo da Granja que atendia nossas necessidades de moradia, yoga e atendimentos terapêuticos, a casa da frente estava em reforma e se tornou a clínica do Salvador, de quem fui caloura. Brinco com ele que atendo bichos na casa dele e pessoas na minha”. Na casa funcionou por quase 25 anos o estúdio Tattwa Yoga, por onde passaram centenas de alunas(os).
Tattwaratnananda Saraswati nasceu em Sundargarh (Orissa) India. Começou seus estudos de Yoga aos 12 anos, tendo sido iniciado por Satyananda Saraswati. Aos 17 anos, entrou para a Bihar School, onde se especializou em Hatha Yoga e Sânscrito. Por 10 anos residiu em Ashram e lecionava Yoga em Rishikesh, norte da Índia. Com um sorriso de criança e tranquilidade de um ancião, Tattwa ministra aulas regulares, retiros e cursos de Yoga, meditação, mantras, Sânscrito, Tantra, formação de instrutor de yoga, Satsanga (encontro para canto de mantras), além de ensinar a extensa e milenar filosofia e cultura indiana.
Em meados de 2000, Regina percebeu que muitas vezes a patologia do animal estava presente naquela família e foi se aprofundando para chegar na causa real da doença, de forma sistêmica e integrada, com uso de várias técnicas. “Uma ficha caiu fortemente, quando fui tratar um cachorro que diagnostiquei com câncer no intestino e seu tutor tinha acabado de operar da mesma doença. Muitas vezes um animal adoece em lealdade a dor de alguém da família” conta Regina, pós graduada em Acupuntura.
Por atender muitos animais com dificuldade de mobilidade e para evitar o estresse do mesmo e de seus humanos responsáveis, vai até a casa das pessoas prestar o seu servir. Entra para tratar do animal, percebe o sistema que precisa de cuidados sutis e especiais e acaba tratando a família. “Recentemente uma senhora me chama para fazer acupuntura em sua cachorra. Ela cuida do marido com derrame há anos e toda vez que chegava para atender o animal, ela estava com alguma dor. Certo dia, travou a coluna, então sugeri e apliquei acupuntura. Bastou uma sessão na mulher, que a cachorra despertou para a saúde e está outra, andando, brincando!", conta a veterinária, terapeuta e Yogue. “ Se o animal está com as emoções, comportamentos e saúde abalados, é um sinal para que seu tutor olhe para si, e perceba o que está abalando o sistema do animal. Como o tutor está? Qual emoção, preocupação está presente nos moradores do lar?", questiona Regina.
Com a mudança de endereço, o espaço ampliou, o jardim ficou maior e com ambiente mais tranquilo, e nasceu o projeto LIBERANDUM, concebido para oferecer uma série de imersões presenciais de um dia, para liberar as questões doloridas das famílias multiespécie. Cada mês, um tema a ser explorado. O fluxo do dia começa às 9h com aula de Yoga, seguida por práticas de respiração. Em seguida, uma práxis de Programação Neurolinguística (PNL), para reprogramar conscientemente os comportamentos tóxicos usando a força da palavra, sempre dentro dos conceitos de Medicina Integrativa. A experiência continua com sessão de Constelação Familiar Sistêmica Multiespécie, “técnica que permite investigar e resolver questões tanto nossas quanto de nossos PETs, revelando os padrões ocultos que influenciam nossas vidas", afirma Regina, que irá promover o próximo encontro dia 18/05 com o tema “Mães e doenças do feminino”.
A terapia sistêmica multiespécie reconhece e valoriza a interconexão entre todos os membros da família, humanos e animais, e busca promover um ambiente terapêutico inclusivo e holístico para abordar questões familiares e individuais. A união de técnicas milenares, terapias integrativas do novo mundo e a força masculina/feminina em sinergia, fazem do trabalho de Regina, Tattwa e convidados, uma experiência de cura expandida e potência a ser vivida sistemicamente.
Tattwayoga oferece:
- Aulas de yoga e meditação: 3ª e 5ª às 7h30 / 2ª e 4ª às 15h30 e 19h30/ 4ª e 6ª às 7h
- Cursos kundalini yoga, formação em yoga, Culinária indiana, Tantra
Site: tattwaashram.com.br
Mestre Tattwa: 11969215331
Profª. Dra. Regina Suplicy Vianna oferece:
- Terapia sistêmica Multiespécie, massagem, acupuntura, constelação familiar, Reiki, Thetahealing, Barra de access, Radiestesia, mesa radiônica e atendimento veterinário em domicílio.
Regina: 11995054615
Instagram: @reginasuplicyvianna
Projeto Liberandum:
18/05 – Módulo 1: Mães & doenças do feminino
15/06: Relacionamentos