23/05/2012
Por Maluh Deprat
A última edição da Ecofeira, realizada no Templo Zu Lai no último domingo 20/5, recebeu a visita de um casal pra lá de especial: o americano Dave Meyer e sua parceira de muitos e muitos kilometros pedalados, a belga Annabelle VInois - jovens e belos, cheios de histórias para contar, movidas pelo sonho (in)comum de um planeta sustentável e possível.
Anna, advogada, e Dave, sociólogo, conheceram-se na Mongólia, apaixonaram-se e resolveram virar o mundo do avesso! Por cinco anos, trabalharam e juntaram dinheiro para dar a volta de bicicleta ao redor da Terra por três anos e tentar descobrir qual o papel reservado a eles nesta vida. Em novembro de 2009, teve início a longa jornada.
Partindo de Nairobi, Quênia, na África Oriental, Anna e Dave percorreram 12 países africanos durante 16 meses, quando decidiram trocar as magrelas por uma câmera de vídeo e continuar o caminho de transporte público. Da África, vieram para a América Latina, desde o México até a Argentina, e agora, no Brasil, pretendem permanecer até junho, para o evento Rio+20.
Ao longo dessa "big trip", Anna e Dave têm voltado sua atenção não só para os cenários maravilhosos que se abrem diante dos seus olhos, mas também para os problemas e possibilidades das diferentes sociedades em desenvolver recursos de sustentabilidade, especialmente em permacultura, seu objetivo maior.
Entre tantas belezas e tristezas, o casal estuda de que forma poderá contribuir e divulgar as iniciativas positivas ambientais com que está tendo contato. Entende que não depende apenas dos governos a solução para a miséria e conservação do planeta, mas da atitude da cada ser humano no seu compromisso com a vida. Permanente! Essa é uma das lições que eles aprenderam nesse caminho: o quanto uma única pessoa é capaz de fazer por tantas outras!
Seu projeto inicial, após a viagem, seria o de viver numa fazenda autossustentável, provavelmente nos Estados Unidos, depois de conhecer pelo mundo afora experiências bem e mal sucedidas de permacultura. Agora, depois de tantos contatos e descobertas, estão bastante inclinados a viver em comunidade, em algum pequeno povoado, e ali desenvolver projetos coletivos, em lugar de isolar-se numa fazenda.
Anna vê a questão da injustiça social e da miséria completamente vinculadas ao meio ambiente. A idéia da vida em comunidade na qual se cuide de sua preservação, é um ponto fundamental para o combate à fome e à pobreza. Dessa forma, não vê nenhum sentido na ação de ambientalistas voltada apenas à preservação das matas, por exemplo, sem qualquer vínculo com uma ação social pertinente. Elas devem caminhar necessariamente juntas!
Aqui em São Paulo, Anna e Dave entraram em contato com o Movimento Transition Towns, com que muito se identificam. A Ecofeira certamente mostrou a eles mais uma opção bem sucedida de sustentabilidade e incentivo ao pequeno produtor que eles vão poder difundir pelo mundo.
Sua próxima parada será no Rio de Janeiro em junho. Anna afirma sem meias palavras que o Rio +20 vai mostrar ao mundo inteiro que os governos nada fazem nesse sentido, até porque estão nas mãos das grandes empresas. E estas, em última análise, nas mãos dos consumidores, que somos nós!
Como saldo positivo de sua jornada, o casal observa que a sociedade civil, ao contrário dos governos, está muito mais ativa e articulada na busca de soluções para os problemas da humanidade, mas ainda falta muito para que isso produza os efeitos desejados.
Estão projetando uma forma de apresentar os conteúdos valiosos de suas descobertas, de propor soluções viáveis com as quais tiveram contato, inclusive as mais simples do dia a dia, que já podem fazer as pequenas diferenças. Essas são as essenciais, para que as pessoas não desanimem diante da magnitude dos problemas. É preciso começar já, cada dia que passa é um dia perdido!
A grande surpresa que eles encontraram em sua viagem foi ver que as pessoas mais felizes são justamente as que estão trabalhando para esse fim...
Dave e Anna disponibilizam sua experiência fantástica no sitewww.permacyclists.com
Vale a pena viajar um pouco no seu sonho, conhecer as pessoas que encontraram e se deixar embriagar pelo seu desejo sem limites de um mundo cheio de vida!
"Destino é para perdedores. É apenas uma desculpa estúpida para esperar que as coisas aconteçam, ao invés de fazê-las acontecer." Blair Waldorf (frase postada no site desse casal +20!).