23/05/2013
Por Karen Gimenez
A tranquilidade e a espiritualidade reinantes no cotidiano do Centro Mariápolis Ginetta, em Vargem Grande Paulista, deram lugar a muita agitação e ao fechamento de contratos, no dia 16 de maio. Lá, a regional de Cotia do Ciesp promoveu uma agitada Rodada de Negócios envolvendo 162 empresas desde indústrias, fornecedores de embalagem, aluguéis de máquinas e equipamentos e prestação de serviços diversos. Foram realizadas 1.519 reuniões totalizando aproximadamente R$ 3,5 milhões em negociações iniciadas.
Andreia Inácio, representante da Masterfoam, empresa de Vargem Grande que fornece calços protetores, chegou ao local bastante otimista. Sem nenhuma reunião marcada, ela esperava uma oportunidade de "encaixe" na agenda das empresas-âncora. "Fiz a inscrição muito em cima da hora, então não foi possível agendar os encontros. Mesmo assim, tenho grandes expectativas em relação a este evento. Vejo aqui tanto a oportunidade de fazer negócios quanto de conhecer outras empresas que trabalham no mesmo setor que a minha".
Veteranos em encontros como esses Lucas e Tainá Oliveira, da Alphaquip, venda, locação e manutenção de empilhadeiras, em Barueri, tinham 21 reuniões marcadas. "É a nossa quarta rodada este ano. Vamos a todos os lugares. Somos da área de vendas, então esses eventos nos estimulam", comentou Lucas.
Vinda de Bauru, Maria Alice Silva Brisott, dona de uma consultoria de RH que leva o seu nome, apostou na Rodada de Negócios para alavancar os primeiros clientes da unidade que sua empresa está abrindo em Osasco. "Marquei dez reuniões e não saio daqui sem fechar pelo menos cinco negócios" afirmou. "Sem essas iniciativas há empresas nas quais dificilmente conseguiríamos chegar".
Como funciona a Rodada
Quem olha aquelas centenas de pessoas andando de um lado para o outro, ávidas por fechar contratos, não imagina toda a estrutura que há por trás do evento. A ideia é aproximar grandes empresas - os "compradores" ou "empresas âncoras"-, de fornecedores de pequeno e médio portes, localizados principalmente em regiões nas quais as âncoras têm unidades.
Tudo começa com uma forte rede on line. O Ciesp divulga as empresas âncoras e as demandas que as mesmas têm por produtos e serviços. De posse dessas informações, os chamados "vendedores", pequenas e médias empresas que podem suprir pelo menos alguma das demandas divulgadas, se inscrevem para o agendamento de reuniões.
No dia da ,compradores e vendedores se encontram em um grande salão com reuniões de 10 minutos previamente agendadas pelo Ciesp. A proposta é agilizar ao máximo o tempo e os negócios. Por isso, nos dias que precedem a rodada, o Ciesp cruza ofertas e demandas entre os inscritos e agenda as reuniões. Cada vendedor que chega pega sua programação de horários com cada comprador. Caso consigam expor seus produtos e serviços em menos de dez minutos ou se algum vendedor faltar, o tempo é dado para as chamadas "empresas-encaixe", aquelas que se inscreveram de última hora depois que a agenda estava fechada. As rodadas de negócios acontecem durante o ano todo em todo o Estado. Veja as datas e como participar no calendário das rodadas, disponível no site do Ciesp: http://rodadas.ciesp.com.br.