TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

Receba nosso informativo semanal


Aceito os termos do site.


| Anuncie | Notificações
Voltar

Cioeste realiza Seminário Na última semana, representantes dos serviços de Defesa Civil da região se reuniram na Câmara Municipal de Barueri para o 1o Seminário de Grandes Temas Regionais: Defesa Civil – Desafios e Oportunidades, realizado pelo CIOESTE (Consórcio Intermunicipal da Região Oeste Metropolitana de São Paulo), com apoio do Observatório de Consórcios e Federalismo da Frente Nacional dos Prefeitos e do PNUDE (Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas).

25/09/2014








Na última semana, representantes dos serviços de Defesa Civil da região se reuniram na Câmara Municipal de Barueri para o 1o Seminário de Grandes Temas Regionais: Defesa Civil – Desafios e Oportunidades, realizado pelo CIOESTE (Consórcio Intermunicipal da Região Oeste Metropolitana de São Paulo), com apoio do Observatório de Consórcios e Federalismo da Frente Nacional dos Prefeitos e do PNUDE (Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas).

A mesa foi formada pelo Prefeito de Carapicuíba e Presidente do CIOESTE, Sergio Ribeiro, e pelo Vice-Prefeito e Secretário de Educação de Barueri, Jaques Munhoz, que representou o Prefeito Gil Arantes e fez a acolhida aos comandantes e representantes técnicos das Guardas Civis Municipais e coordenadores de Defesa Civil das oito cidades que compõem o CIOESTE (Barueri, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus e Santana de Parnaíba) e da cidade de Taboão da Serra que representou o consórcio CONISUD no evento.

Na fala de abertura, o Presidente do CIOESTE, Sérgio Ribeiro, enalteceu a iniciativa de todos os prefeitos da região por ocasião da constituição do consórcio e da importância que a articulação regional das Defesas Civis dentro dos novos marcos regulatórios exercerá sobre o esforço continuado de salvar vidas humanas.

As palestras técnicas foram proferidas pelo professor doutor Ronaldo Figueira (Defesa Civil de São Paulo), que explanou sobre os novos marcos regulatórios, gerenciamento de risco e sobre cidades resilientes, ou seja, aquelas que estão aptas a reduzir os Riscos de Desastres. Já o professor mestre Delcio Alves Castro usou sua experiência internacional junto às forças de Paz da ONU, para demonstrar a importância do uso de tecnologias para a prevenção e salvamento de vidas nos casos de desastres, ocasionados pela natureza ou gerados pela ação humana.

Considerando a ampla participação dos corpos técnicos da região, o seminário teve como resultado prático a aprovação unânime e consensual da formação de um Grupo Técnico (GT) de Proteção e Defesa Civil, cuja composição se dará por indicação de representantes dos oito municípios que compõem o CIOESTE, que passará a centralizar todos os esforços de articulação regional e troca de experiências entre os organismos municipais.

O CIOESTE agregará ao GT assistência metodológica e operacional para êxito das ações, no sentido de preservar as estruturas urbanas existentes por meio de planejamento, investimento, treinamento dos cidadãos e preparação dos municípios para antecipar as ações preventivas, visando reduzir os constantes e crescentes desastres, ocasionados em grande parte pelas mudanças climáticas em nosso planeta ou pela ação humana.




Notícias Relacionadas:


 
TENHA NOSSAS NOTÍCIAS DIRETO NO WHATSAPP, CLIQUE AQUI.

Pesquisar




X







































© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR