14/03/2011
O sistema eletrônico implantado nos CFCs - Centro de Formação de Condutores - continua causando problemas para motoristas e auto escolas. A reclamação é constante pela inoperância do sistema gerenciado pela Prodesp - Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo. Em outubro do ano passado o cotiatododia já mostrava a insatisfação de todos e, passados cinco meses, os problemas continuam. O que era para agilizar e modernizar acabou piorando a situação. O sistema é usado por todo o Estado de São Paulo, o que tornou mais lento o processo online.
O sistema de controle por digitais, o E-CNH, é usado para a validação da digital do motorista. No CFC ao lado da delegacia de Cotia, as filas são enormes. O sistema causa aborrecimento aos envolvidos e principalmente, aos candidatos à primeira habilitação, aos condutores que querem renovar a CNH e os que pleiteiam a adição e mudança de categoria.
Para provar que assistiu às aulas, práticas e teóricas, o aluno tem que deixar sua digital gravada no sistema até 49 minutos antes do início e 49 minutos depois.
Mas é aí que começa o sufoco. O sistema todos os dias apresenta quedas e fica offline. As pessoas esperam por horas para que o sistema volte e em muitos casos, acabam retornando para suas casas sem assistir as aulas. Horas e mais horas perdidas. O pior é quando conseguem validar a entrada, na hora da saída o sistema está inoperante. Ou seja, a aula foi perdida.
"Que falta de respeito. Mas se eu chego 11 minutos atrasado o sistema já não pode mais capturar minha digital, pois o tempo limite foi excedido", reclama um motorista.
Daniela mora na Granja Viana e vem para Cotia fazer o curso, e reclama: "Eu tenho que ficar fazendo 15/20 dias de curso, gastando condução, meu tempo, faltando na faculdade porque esse lixo de sistema não funciona. Mando email no SAC do site e-cnh e nem retorno tenho,
isso é um tremendo absurdo".
A falta de um suporte técnico por parte da Prodesp agrava mais o sistema, pois as auto escolas não sabem a quem recorrer.
Fonte:Beto Kodiak/Cotiatododia