06/10/2016
Saúde, Educação e Planejamento Urbano. Estes serão os três pilares da gestão pública do futuro prefeito de Cotia, Rogério Franco (PSD), eleito com 35.933 votos, no último 02 de outubro. Em primeira coletiva de imprensa após sua vitória nas urnas, realizada na manhã de quarta-feira (05), ele destacou que fará uma gestão de diálogo com a população.
“Vamos romper com a política tradicional coronelista e manter um diálogo aberto com as pessoas, ouvir a população. Com nosso dinamismo e juventude, vamos fazer uma gestão mais participativa e garantir que a comunicação seja efetiva”, enfatizou.
Eleito com folga, atingindo 61,61% dos votos válidos, Franco afirmou ter feito uma campanha limpa, justa e transparente. “Foi uma eleição muito disputada. Vimos nas urnas que a cidade vem de uma gestão ineficiente de anos anteriores, haja vista a quantidade de votos nulos – foram 58.675, o que representa 44,33% do eleitorado -, e brancos – que somaram 8.687 votos, um percentual de 6,70%”.
O candidato inelegível Quinzinho Pedroso (PSB) atingiu 38.624 votos, enquanto a candidata Vanessa Gravino (PSOL), também inelegível, 3.873, o que justifica o número expressivo de votos nulos. Os candidatos não tiveram seus votos validados devido à situação jurídica deles ou dos seus partidos. Na época em que Quinzinho estava a frente da Prefeitura de Cotia a Procuradoria Regional Eleitoral pediu a impugnação do seu registro devido a prestação de contas.
O Site da Granja como porta-voz dos movimentos TGV, Transition Towns Granja Viana e MDG, Movimento em Defesa da Granja Viana, solicitou durante a coletiva que todas as modificações na Lei de Uso e Ocupação do Solo passem por audiências públicas antes de serem votadas com divulgação e convocação nos meios de comunicação locais e que seja aplicado e realmente levado a efeito o Estudo de Impacto de Vizinhança.
Estiveram presentes na coletiva, além do atual presidente da Câmara de Vereadores, Sérgio Folha, os vereadores reeleitos Luis Gustavo Napolitano (DEM), Dr. Castor (PSD) e Fernando Jão,(PSDB) e o eleito Professor Osmar (PV).
Plano de Governo 2017-2020
Na coletiva, ao lado do futuro vice-prefeito Almir Rodrigues, que completa 20 anos de vida pública, Franco apresentou o balanço de sua campanha eleitoral e detalhou suas propostas de governo para os anos de 2017 a 2020.
Na Saúde, entre as propostas estão: a ampliação do horário de funcionamento dos postos de atendimento, criação do projeto Mãe Cotiana, criação do Centro Municipal de Diagnósticos e ampliação dos serviços do Hospital de Cotia com a criação da UTI Infantil.
Na Educação, construir novas escolas e creches, com redução de número de alunos nas salas, ampliar o programa de formação continuada para os profissionais de educação e efetivar um programa de reforço escolar.
No Planejamento Urbano, criar um Instituto responsável pela elaboração de projetos, buscar soluções e fechar parcerias com os governos estadual e federal, desenvolvendo um plano de metas para acompanhar o cumprimento das obras e programas junto às secretarias.
Para saber mais sobre os projetos do futuro prefeito, confira a entrevista que o Site da Granja realizou antes das eleições. Clique aqui e leia mais.
Eleições 2016
O candidato a prefeito Adilson Lima (REDE) ficou em segundo lugar atingindo 15,63% dos votos, seguido de Welington Formiga, com 13,70%, Moisés Cabrera, com 5,11% e João Santos, com 3,95%.