22/03/2011
Devido ao aumento no número de casos de conjuntivite que vem ocorrendo no estado de São Paulo, o Site da Granja consultou um médico para falar mais sobre a doença, citando sintomas e tratamento. O Dr. Francisco Seixas Soares gentilmente nos concedeu o seguinte artigo:
Conjuntivite por definição é a inflamação da conjuntiva ocular, membrana transparente que recobre a esclera (parte branca) e as pálpebras. É classificada como alérgica, tóxica ou infecciosa, podendo ser acometida por vírus, bactérias e fungos.
Em relação á conjuntivite infecciosa, no verão o número de casos desta patologia aumenta devido ao maior contato entre as pessoas. Água da piscina é um dos grandes responsáveis pela transmissão e por esse aumento. Este ano o número de pessoas acometidas está muito além do normalmente observado.
O período de incubação da conjuntivite é de 4 a 7 dias, e a evolução geralmente tem duração 7 a 14 dias.
Os sintomas da conjuntivite são: olho vermelho, secreção principalmente ao acordar, lacrimejamento, fotofobia (desconforto com a luz), sensação de corpo estranho e edema (inchaço). Em casos mais graves também pode ocorrer baixa da acuidade visual, ou seja, diminuição da capacidade de reconhecer contornos de objetos.
A conjuntivite é transmitida por contato direto, ou seja, através do contato com o indivíduo doente, ou indireto, quando entramos em contato com a agente infeccioso através de objetos manipulados anteriormente pelo portador da doença.
A prevenção é dada por rigorosa higienização das mãos, evitar mexer nos olhos, separar objetos pessoais como toalha, travesseiro, talher, etc..., evitar aglomerações e ambientes fechados.
O tratamento é individualizado e depende da evolução e do agente agressor. Algumas formas de conjuntivite podem apresentar seqüelas ou a necessidade de um tratamento mais complexo, por isso é importante procurar atendimento oftalmológico ao primeiro sinal do problema.
Dr Francisco Seixas Soares
Especialista pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia
Doutor em Ciências Médicas pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP/ Escola Paulista de Medina.
Médico oftalmologista da Gran Clinic.